A secretária Executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, foi uma das grandes homenageadas da 20ª edição do Prêmio Gigante Cultural Márcia de Siqueira – Carnaval 2026, realizada na noite de quarta-feira (19), no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Recebendo o reconhecimento na categoria Acolhimento Cultural, Yasmim teve seu trabalho destacado em uma noite marcada pela celebração de artistas, agremiações e instituições que fortalecem o Carnaval e a cultura pernambucana.
“Fico muito feliz e honrada pelo reconhecimento da minha trajetória de responsabilidade com a cultura popular. Estou no cargo enquanto ponte e o prêmio é um exemplo disso, pois, para mim, cultura a gente faz com acolhimento. Por isso, contem comigo, com a Secretaria de Cultura de Pernambuco, com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e com o Governo do Estado. Muito obrigada”, declarou a secretária.
Candomblecista, periférica e brincante da cultura popular, Yasmim é a primeira mulher preta a assumir a Secretaria Executiva de Cultura do Estado. Integrante do corpo técnico da Secult-PE desde 2020, ela atuou na Gerência de Políticas Culturais e conquistou projeção ao conduzir, de forma democrática e participativa, a Conferência Estadual de Cultura de 2023, reunindo representantes culturais de todas as regiões de Pernambuco. Com experiência em finanças, orçamento público, planejamento e execução de projetos, gestão patrimonial e produção cultural, Yasmim carrega também a vivência profunda da cultura popular, desde a infância inserida em afoxés, maracatus e outras tradições que moldam sua trajetória.
“Ela agora passa a ter o nome gravado na história do Homem da Meia-Noite, no teto da nossa sede social da Casa do Calunga. É uma homenagem muito especial por tudo que ela vem realizando na Secretaria de Cultura de Pernambuco, a sua história e tudo que ela construiu, além de representar o agradecimento ao Governo do Estado, que nos acolhe tão bem”, destacou o presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho.
A cerimônia, promovida pelo Clube de Alegoria e Crítica do Homem da Meia-Noite, foi aberta com apresentações do Maracatu Nação Pernambuco, um dos homenageados deste Carnaval, e da Escola Vira Dança. O público assistiu ainda ao lançamento do clipe da música “Gigante da Meia-Noite”, com Maciel Salú, Mãe Beth de Oxum, Siba, Rute Pajeú e o Grupo Bongar.
Outro momento marcante foi o lançamento do tema do Carnaval do Calunguinha na Folia, prévia infantil que celebra nove anos em 2026. Com o mote “Eu Quero É Frevo”, foram anunciados também os homenageados da prévia: a Orquestra Henrique Dias e a Cia Brasil por Dança.
Durante a noite, diversas personalidades, grupos e instituições também receberam homenagens das mãos do presidente do Homem da Meia-Noite. Ainda foram agraciados nomes como o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Associação de Maracatus de Olinda (AMO), Miro do Samba, Instituto Capiba, Coletivo Mulher Vida, Luna Markman, Max Motta, Jéssica Zarina, Casa da Rabeca, Mestre Galo Preto e mais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário