segunda-feira, 22 de junho de 2026

Éder Waltter alcança 57% de aprovação em enquete do Blog do Alberes Xavier

Éder Waltter alcança 57% de aprovação em enquete do Blog do Alberes Xavier

Uma enquete realizada pelo Blog do Alberes Xavier, através dos stories no Instagram, mostrou que o prefeito de Vicência, Éder Waltter, alcançou 57% de aprovação entre os participantes, enquanto 43% manifestaram reprovação à sua gestão. O resultado aponta uma avaliação positiva da administração municipal na consulta promovida pelo blog.

A vantagem de 14 pontos percentuais sobre a rejeição coloca o gestor em uma situação favorável entre os internautas que participaram da votação. Os números indicam que a gestão conta com apoio da maioria dos participantes, embora ainda exista uma parcela significativa da população acompanhando o desempenho da administração de forma crítica.

Lucas Ramos compara trajetória de João a Eduardo Campos e diz que socialista representa “o caminho da mudança”

Lucas Ramos compara trajetória de João a Eduardo Campos e diz que socialista representa “o caminho da mudança”

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) afirmou que João Campos (PSB) está repetindo a estratégia adotada por seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, durante a campanha ao Governo de Pernambuco em 2006, ao percorrer o estado ouvindo a população e construindo um projeto político a partir do diálogo com os pernambucanos.

Durante evento da Frente Popular em Gravatá, no Agreste, onde João lançou uma plataforma de escuta popular, Lucas destacou que a iniciativa resgata a forma de fazer política que marcou a trajetória de Eduardo Campos. Segundo ele, o movimento busca aproximar a população da construção das propostas para o futuro de Pernambuco.

“João Campos está fazendo os passos que o pai dele, Eduardo Campos, fez quando percorreu Pernambuco na sua primeira eleição, em 2006. Era ouvindo as pessoas, era perto da população”, afirmou.

O parlamentar disse perceber nas ruas um sentimento de esperança em torno do nome do prefeito do Recife e associou essa expectativa à possibilidade de retomada do desenvolvimento econômico e social do estado. “João é o filho da esperança”, declarou.

Segundo Lucas Ramos, lideranças políticas de diversas regiões do estado estão engajadas no projeto liderado pelo PSB. Ele afirmou que a mobilização deve crescer nos próximos meses e defendeu que a mensagem de mudança representada por João Campos chegue a toda a população pernambucana.

Em Ouricuri, grupo de oposição liderado pelo ex prefeito Ricardo Ramos se une e declara apoio a Roberta Arraes para Deputada Estadual

Em Ouricuri, grupo de oposição liderado pelo ex prefeito Ricardo Ramos se une e declara apoio a Roberta Arraes para Deputada Estadual

A deputada estadual Roberta Arraes ganhou um importante reforço em seu projeto de reeleição. O ex-prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, uma das maiores lideranças políticas do município e gestor por três mandatos, a vereadora Adelucia clea, a vereadora Delvania Sobral, o ex-vereador Cícero de Euclides, o ex-vereador Romildo Ramos e diversas outras lideranças oficializaram seu apoio à parlamentar, consolidando uma aliança que fortalece o grupo político na região do Araripe.

Ricardo Ramos, que chegou a colocar seu nome como pré-candidato a deputado estadual, anunciou que abre mão da disputa para apoiar a reeleição de Roberta Arraes. Segundo ele, a decisão foi tomada com base na convicção de que a representação política deve priorizar candidaturas regionais, capazes de compreender de perto a realidade e as necessidades da população.

“Eu sempre acreditei que as candidaturas devem ser regionais. Quem mora aqui, vive aqui e compartilha os mesmos problemas tem mais condições de encontrar soluções e defender os interesses do povo do Araripe”, destacou Ricardo Ramos ao reafirmar seu compromisso com o projeto liderado por Roberta Arraes.

A chegada do grupo representa um fortalecimento significativo da base de apoio da deputada Roberta Arraes em Ouricuri e em toda a região do Araripe, ampliando a união de forças em torno de um projeto que busca dar continuidade ao trabalho desenvolvido em defesa dos municípios sertanejos e das demandas da população regional.

Coluna da quinta-feira: PL decide lançar candidato ao Governo de Pernambuco e mira fortalecimento do palanque de Flávio Bolsonaro em 2026

Coluna da quinta-feira: PL decide lançar candidato ao Governo de Pernambuco e mira fortalecimento do palanque de Flávio Bolsonaro em 2026

O Partido Liberal (PL) decidiu que terá candidatura própria ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A definição foi consolidada nesta semana, durante reunião realizada em Brasília entre o presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, e integrantes da direção nacional do partido. A estratégia faz parte do planejamento eleitoral do PL para ampliar sua presença nos estados e fortalecer seu projeto político para a próxima disputa presidencial.

De acordo com as informações obtidas pela Coluna, a principal justificativa para o lançamento de uma candidatura ao Palácio do Campo das Princesas e a construção de um palanque robusto em Pernambuco para apoiar a eventual candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. A avaliação da cúpula partidária é que uma candidatura própria ao governo estadual permitirá maior visibilidade às propostas do partido e ampliará sua capacidade de mobilização no estado.

A decisão reforça o movimento do PL de disputar protagonismo na política pernambucana em 2026. Nos próximos meses, a legenda deverá intensificar as articulações para definir o nome que representará o partido na corrida pelo Governo de Pernambuco, ao mesmo tempo em que trabalha na formação de alianças e na montagem de uma chapa competitiva para as eleições estaduais e federais.

Mandato forte e respeitado - “Um mandato forte e respeitado não é construído no improviso. Ele exige atualização constante, segurança jurídica e, acima de tudo, networking estratégico. Quem compreende as regras do jogo político sabe que estar no lugar certo, com as pessoas certas, é o maior ativo de uma liderança”. A fala é de Mário Júnior, diretor do conceituado Instituto Aprender e Capacitar, que tem uma história voltada a capacitação e defesa dos direitos de vereadores de todo o país.

Reeleita, no primeiro turno - Mário Júnior, que concedeu entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, também falou sobre a disputa eleitoral deste ano em Pernambuco. “Eu disse, há um ano e quatro meses atrás, que Raquel ganharia a eleição, e citei os fatores que a levariam à vitória. Hoje reitero que Raquel ganha a eleição e ganha no primeiro turno. Ela está fazendo uma grande gestão e a política do bem. Ela não está preocupada com a próxima eleição, e sim com as próximas gerações”, disse ele.

À vontade - O presidente estadual do Solidariedade, Edinázio Silva, também concedeu entrevista a Rede Pernambuco de Rádios e a Coluna. Segundo ele, o presidente nacional do seu partido, Paulinho da Força, deixou os dirigentes pernambucanos à vontade. “Ele nos deixou à vontade para que nós decidamos aquilo que é melhor para o partido. Acredito que, no plano nacional, iremos com Flávio Bolsonaro, mas isso ainda não está decidido”.

Elogios - Na sequência Edinázio Silva fez elogios à governadora Raquel Lyra. “Raquel é uma tocadora de obras e não tenho dúvidas de que Pernambuco terá duas histórias: uma antes e outra depois de Raquel Lyra”, disse ele, firmando assim o apoio do seu partido e da federação ao projeto de reeleição de Raquel.

Valorização - O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, está feliz da vida com o prêmio InovaCidade 2026, que ele recebeu nesta terça-feira (16), em São Paulo. “Mais do que um troféu para a galeria institucional da prefeitura, a premiação reforça uma narrativa que tem ganhado relevância na política contemporânea: a valorização de gestores capazes de combinar tecnologia, planejamento e capacidade de resposta diante de crises”, disse ele à Coluna.

Lula é João - Durante ato político realizado em Gravatá, o deputado federal Silvio Costa Filho afirmou que a eleição de 2026 representará a escolha entre dois projetos para Pernambuco. O parlamentar criticou a atual gestão estadual, exaltou a trajetória administrativa de João Campos e reforçou a ligação política entre o prefeito do Recife e o presidente Lula, encerrando o discurso com a declaração: “João é Lula, Lula é João”.

Maior vitória de Lula - O senador Humberto Costa concentrou seu discurso no cenário nacional durante ato em Gravatá, defendendo o legado do presidente Lula e fazendo críticas ao grupo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar afirmou que Pernambuco terá papel decisivo na eleição de 2026 e projetou que o estado dará ao petista “a maior vitória eleitoral de sua história”.

Nada de dois palanques - Presidente estadual do PT, o deputado federal Carlos Veras afastou qualquer possibilidade de divisão da legenda em Pernambuco nas eleições de 2026. Durante ato político em Gravatá, o parlamentar afirmou que Lula terá apenas um palanque no estado e reforçou a aliança com João Campos. “O palanque de Lula é o palanque de João Campos”, declarou.

“Da Fonte carrega consigo uma grande força política, preside a forte federação União Progressista e tem uma história de trabalho por Pernambuco”, diz presidente da Amupe

“Da Fonte carrega consigo uma grande força política, preside a forte federação União Progressista e tem uma história de trabalho por Pernambuco”, diz presidente da Amupe

“Eduardo da Fonte é um grande político, ele é conhecido e reconhecido em todo o estado de Pernambuco pelo seu trabalho em diversas áreas, principalmente na área da saúde”. A fala é do prefeito de Aliança, Pedro Freitas, do PP, que concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios , que tem como ‘cabeça-de-rede’ a 107.1 FM.

Pedro Freitas analisou o atual momento político do estado, em especial ele falou sobre a pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte ao Senado Federal. Eduardo da Fonte é presidente estadual do PP e também da Federação União Progressista, que é composta pelo PP e pelo União Brasil.

“Da Fonte carrega consigo uma grande força política, preside a forte federação União Progressista e tem uma história de trabalho por Pernambuco. Ele está botando o time na rua, está animado e quem ganha com tudo isso é a população”, disse o prefeito de Aliança no ‘Cidade em Foco’.

Defesa diz que arma de Bolsonaro foi inutilizada por segurança

Defesa diz que arma de Bolsonaro foi inutilizada por segurança

A defesa de Jair Bolsonaro afirmou ao STF que a pistola registrada em nome do ex-presidente foi deixada inoperante por sua equipe de segurança para evitar riscos relacionados ao seu estado de saúde.

Segundo os advogados, Bolsonaro percebeu uma falha no armamento ao manuseá-lo e pediu que um militar responsável por sua segurança levasse a arma para manutenção. A pistola foi apreendida durante uma blitz da PM no DF.

Os defensores disseram ainda que Bolsonaro não tem interesse em reaver a arma enquanto cumprir prisão domiciliar. O caso segue sob apuração da Polícia Civil do Distrito Federal.

Investe Recife Hub aproxima parceiros internacionais e reforça vocação da cidade para novos negócios

Investe Recife Hub aproxima parceiros internacionais e reforça vocação da cidade para novos negócios

Evento promovido pela Prefeitura do Recife reúne atores estratégicos do mercado e conecta oportunidades de investimento em setores como tecnologia, saúde, turismo e infraestrutura

A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Relações Institucionais, realizou nesta quarta-feira (17) a primeira edição do Investe Recife Hub, evento voltado à apresentação das oportunidades de negócios na cidade e dos serviços oferecidos pelo Investe Recife a um público formado por agentes internacionais, especialmente representações do corpo consular presente na cidade. Realizado no Novotel, no bairro de São José, o encontro reuniu cerca de 90 participantes de instituições e contou com a presença do prefeito Victor Marques e demais autoridades.

Durante a abertura, o prefeito Victor Marques destacou a importância de fortalecer conexões entre os diversos atores que impulsionam o desenvolvimento econômico da cidade. “Nosso objetivo é fazer mais conexões. O Recife já possui relações consolidadas com diversos parceiros, mas queremos potencializar esses vínculos e aproximar ainda mais quem pode gerar desenvolvimento para a cidade. Esse é um dos focos do Investe Recife: estimular encontros, criar oportunidades e fortalecer parcerias”, afirmou.

O prefeito Victor Marques também ressaltou os diferenciais estratégicos da cidade. “O Recife é um centro logístico em constante crescimento. Já temos o aeroporto mais movimentado do Nordeste e seguimos ampliando nossa infraestrutura para receber novos investimentos e gerar oportunidades. A Prefeitura quer ser parte ativa desse processo, facilitando conexões e contribuindo para que os negócios aconteçam”, completou.

Ao longo do dia, a programação inclui painéis sobre tecnologia, saúde, turismo, infraestrutura e desenvolvimento urbano, com a participação de organizações como CESAR, Accenture, TI Saúde, Moinho e Complexo Porto Novo Recife. O evento contou ainda com palestra magna de Silvio Meira, um dos principais nomes da inovação e da economia digital no Brasil, abordando temas como estratégia, inovação e novos mercados na economia digital.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Felipe Matos, o Investe Recife Hub nasce com a missão de conectar atores estratégicos já presentes no ecossistema local. “O Recife reúne investidores, câmaras de comércio, representantes consulares e empresas de diversos setores. Percebemos que há um enorme potencial em aproximar esses atores e criar oportunidades de negócios a partir dessas conexões. É exatamente essa a proposta do Investe Recife Hub”, explicou.

Segundo Felipe Matos, a iniciativa terá continuidade ao longo do ano. “Este é o primeiro de uma série de encontros que estamos estruturando. Queremos promover conexões qualificadas, aproximar investidores, empresas e parceiros institucionais e criar um ambiente cada vez mais favorável para novos negócios e para o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou o secretário municipal.

INVESTE RECIFE - O Investe Recife é um programa da Prefeitura do Recife voltado à atração de novos investimentos, ao acompanhamento dos empreendimentos já existentes na capital pernambucana e ao fortalecimento de parcerias comerciais. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a unidade atua como interlocutora entre o poder público municipal e agentes privados, facilitando o acesso a informações, oportunidades e serviços para quem deseja investir no Recife.

O Investe Recife Hub é uma das ações do Investe Recife para aproximar a cidade de investidores e parceiros internacionais, ampliando a visibilidade das oportunidades de negócio que o Recife oferece.

RECIFE: POLO ESTRATÉGICO NO CORAÇÃO DO NORDESTE - O Recife é hoje o principal hub consular do Norte e Nordeste do Brasil, com o corpo diplomático mais expressivo do país fora do eixo Brasília–Rio de Janeiro–São Paulo. Sua posição geográfica estratégica, aliada à robusta infraestrutura logística, ao ecossistema de inovação e à força do setor de serviços, coloca a cidade como uma das principais portas de entrada para investimentos internacionais no Brasil.

Essa posição diplomática se soma a uma conectividade aérea sem paralelo na região. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes encerrou o ano de 2025 com 9,9 milhões de passageiros, consolidando-se como o segundo terminal mais movimentado da rede Aena no Brasil — atrás apenas de Congonhas — e o principal hub aeroportuário do Nordeste.

A cidade vive ainda um momento de reconversão e expansão econômica, no qual patrimônio histórico, inovação, turismo e novos negócios dialogam de forma integrada. Iniciativas como o Recentro e o Porto Novo Recife são exemplos da capacidade do Recife de transformar espaços consolidados em ativos econômicos e vetores de desenvolvimento — uma narrativa que o Investe Recife Hub busca apresentar, com clareza e ambição, à comunidade internacional.

Ministério das Comunicações vai ampliar a cobertura de TV Digital em 186 cidades

Ministério das Comunicações vai ampliar a cobertura de TV Digital em 186 cidades

As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV podem retransmitir os sinais oriundos de estações geradoras de TV comercial ou educativa

Mais de 180 cidades brasileiras estão mais próximas de ampliar o acesso da população à TV digital. O Ministério das Comunicações publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17), a relação das entidades melhor classificadas em 186 municípios no procedimento de seleção referente ao Edital nº 224/2024 para a execução do Serviço de Retransmissão de Televisão (RTV), em caráter primário e com tecnologia digital. A iniciativa vai permitir a expansão do sinal digital para localidades que hoje enfrentam limitações técnicas ou não recebem adequadamente a programação das emissoras de televisão.

Estão relacionadas pessoas jurídicas de 26 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

“Essa publicação era muito esperada por nós aqui no Ministério. Estamos dando um passo gigante na democratização do acesso à informação e da forma mais transparente possível”, ressalta o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Com a publicação desta quarta-feira (17), fica aberto o prazo de 10 dias para a apresentação de impugnações ao resultado da seleção. Caso não haja manifestação, o Ministério das Comunicações verificará o cumprimento dos requisitos e adotará as medidas necessárias para formalizar a autorização para a execução do Serviço de RTV, em caráter primário.

O serviço de RTV tem a finalidade de retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de estações geradoras de televisão, permitindo que sejam recebidos em localidades não alcançadas diretamente ou atendidas em condições técnicas inadequadas.

As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV poderão retransmitir os sinais oriundos de estações geradoras de TV comercial ou educativa.

“Este processo demonstra o planejamento e a transparência adotados pelo Ministério das Comunicações para ampliar a cobertura da televisão digital no Brasil. A retransmissão de sinais possibilita que localidades que enfrentam limitações técnicas ou geográficas passem a receber a programação das emissoras geradoras com mais qualidade, contribuindo para a redução das desigualdades no acesso à comunicação e ao conteúdo audiovisual”, destaca o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch.

Histórico

O lançamento do Edital nº 224/2024 ocorreu após a publicação do Plano Nacional de Outorgas 2023/2024/2025 para o serviço de Retransmissão de Televisão (PNO RTV 2023/2024/2025), documento que apresenta à sociedade, de forma objetiva, todas as localidades que serão avaliadas quanto à possibilidade de concessão de novas outorgas de retransmissão de TV.

De modo geral, esses planos apresentam um cronograma com a previsão de todos os editais de seleção pública subsequentes, bem como as localidades contempladas em cada edital e as oportunidades de novas outorgas para a execução do serviço.

Com Raquel, Jarbas Filho inaugura PE 560

Com Raquel, Jarbas Filho inaugura PE 560

Ao lado da governadora Raquel Lyra, o deputado Jarbas Filho participou da inauguração da estrada que liga Bodocó ao distrito de Sipaúba, no Sertão do Araripe. A PE 560 era pedido antigo da população.

Fundamental para o escoamento da produção agrícola e de toda bacia leiteira da região, a rodovia teve ordem de serviço assinada em 2022, mas não havia saído do papel. Até a chegada da governadora Raquel Lyra.

A PE 560 teve emendas do deputado Jarbas Filho e do senador Fernando Dueire.

“A estrada Bodocó-Sipaúba era um sonho antigo dos bodocoenses. E vai facilitar a vida de muita gente, gerando mais renda para a região”, destacou Jarbas Filho.

Ao lado de Dueire, o deputado destinou mais de R$ 10 milhões a Bodocó, apoiando ainda a saúde, educação e agricultura familiar do município. “Conseguimos, junto à governadora Raquel Lyra, dez ônibus escolares para os estudantes de Bodocó”, completou Jarbas Filho.

Além de Bodocó, o deputado estadual destinou emendas para a construção de outras estradas em Pernambuco. Como a PE 250, PE 109 e PE 149. Ligando Buique a São Domingos, Bonito a São Joaquim do Monte e Ibirajuba a Lajedo.

O prefeito Otávio Pedrosa fez questão de agradecer a ajuda do deputado. “Esse sonho aqui só foi possível graças ao empenho de Jarbas Filho. Um deputado presente, que vem ajudando muito Bodocó”, enfatizou o gestor.

“A expectativa é de que o Festival Café Cultural deste seja o maior de todos os tempos”, diz secretário municipal de Taquaritinga do Norte

“A expectativa é de que o Festival Café Cultural deste seja o maior de todos os tempos”, diz secretário municipal de Taquaritinga do Norte

A região Nordeste vivencia o período mais animado e mais movimentado do ano, onde a maior parte dos municípios da região promove grandes eventos, grandes festejos que celebram Santo Antônio, São Pedro e principalmente, São João.

Mas nem todas as cidades focam suas atenções nos festejos juninos, em Taquaritinga do Norte, por exemplo, as atenções já se voltam para a promoção da edição deste ano do tradicional Festival Café Cultural, que acontecerá de 30 de julho e 2 de agosto.

Na edição desta terça-feira, dia 16, do programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao blog, o secretário de Articulação Governamental de Taquaritinga, Elisberto Costa e o secretário de Turismo do município, José Djayson, popularmente conhecido como ‘Hominho’ falaram do Festival do Café Cultural 2026. “Estamos em junho com toda a nossa rede hoteleira lotada, para julho, todas as vagas já estão reservadas. A expectativa é de que o Festival Café Cultural deste seja o maior de todos os tempos, um grande evento, construído com várias mãos, onde todas as secretarias se envolvem e se empenham para que tudo aconteça da melhor forma”, disse Elisberto Costa.

Hominho frisou que reuniões e articulações estão acontecendo a todo vapor, para que novidades sejam apresentadas a população durante o Festival, preservando, segundo ele, características únicas como as tradições locais, o café de alta qualidade e a reconhecida hospitalidade e alegria do povo de Taquaritinga do Norte.