Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause declarou, nesta quinta-feira (20), aberto o 16º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (CBGE), no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), da Universidade de Pernambuco (UPE), no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife. O congresso é o principal fórum técnico-científico de gestão esportiva do país, reunindo especialistas, gestores, pesquisadores e atletas de todo o país e representantes governamentais. O tema da edição deste ano é “Tecnologia e Inovação na Gestão do Esporte: Desafios e Oportunidades para o Futuro”.
Em seu discurso, Priscila Krause destacou que a inovação não se limita apenas à criação de novas tecnologias, mas também à incorporação de novas práticas de gestão. “As ‘areninhas’ são espaços para práticas de futebol em comunidades dialogando inclusive com a mancha de violência nesses locais. Garantir financiamento para a realização desse tipo de política é uma inovação. Mas é claro que a inovação também dialoga com as novas tecnologias. Por isso é importante dispor de instrumentos de gestão que possam mensurar os efeitos das políticas públicas, monitorando por exemplo, a melhora no desempenho escolar dos contemplados por um projeto", afirmou a vice-governadora.
Realizado de 20 a 22 de novembro, o CBGE é promovido pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes e a Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp). Durante o evento, haverá mesas redondas, comunicações orais, workshops, lançamento de livro e grupos de trabalho. Os debates tratam sobre como as ferramentas digitais, a inteligência artificial, os sistemas de dados e a automação podem transformar o modelo de negócios das organizações esportivas, seja no âmbito público ou privado.
O congresso também tem o papel de qualificar gestores e profissionais do setor. Segundo o secretário executivo de Esportes Educacionais e presidente do congresso, Marcos Nunes, esta edição é a maior da história do CBGE, com 197 trabalhos submetidos, número recorde. “A gente precisa fazer essa aproximação entre o que a gente vem discutindo na academia com quem está de fato na ponta operativa é fundamental. E esse é o grande mote deste ano do CBGE. É a gente trabalhar questões ligadas à tecnologia que impactam tanto o trabalho dos gestores", destacou o secretário.
A Presidente da Abragesp, Cacilda Amaral, comemorou a realização da edição deste ano no Recife. “Pensamos com muito carinho na organização do evento e ainda mais na participação dos congressistas. Desejo a vocês um ótimo congresso. Aproveitem muito, tragam conhecimento, porque a ideia é a gente fazer essa troca nesse espaço", disse Cacilda.
Para a secretária de Esportes de Pernambuco, Ivete Lacerda, a transformação da pasta de Esportes, antes vinculada à Secretaria de Educação, em uma pasta titular, é uma prova da prioridade dada pela gestão estadual à área. “O esporte pernambucano vive hoje uma nova história. A governadora empoderou a pasta. Hoje a gente pode ousar, a gente pode criar, a gente hoje escuta dados aqui no congresso para transformar em política pública", afirmou a secretária.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Lúcio Beltrão, destacou a parceria com o governo do Estado para a capacitação contínua de estudantes e profissionais de educação física de Pernambuco. “Nós levamos capacitações em todas as regiões do Estado. É importante que os profissionais da categoria ocupem espaços, sejam em secretarias de esportes, educação, saúde, mas também nas conferências e conselhos", disse Lúcio.
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário