Reforçando o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento da vitivinicultura e dos arranjos produtivos do Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra abriu, nesta quinta-feira (20), a 9ª edição da Feira da Uva e do Vinho (VINHUVAfest), em Lagoa Grande. Cercada por comerciantes, produtores e lideranças da região, a chefe do Executivo estadual destacou a importância econômica e cultural das riquezas que nascem às margens do Rio São Francisco e defendeu o empreendedorismo local como motor do desenvolvimento regional.
“O VINHUVAfest está sendo retomado após dez anos. É um evento importante, que fala sobre a celebração da nossa cultura e a capacidade de gerar emprego e renda a partir dessas terras banhadas pelo Rio São Francisco. Lagoa Grande é uma das maiores produtoras de vinhos do Brasil, junto com outras cidades da região, e também está entre os maiores exportadores de frutas do país. Aqui, são gerados mais de 120 mil empregos de carteira assinada. O Governo do Estado não poderia estar em outro lugar nesse momento. Colocamos recursos e trouxemos vários órgãos e secretarias para garantir novas rodadas de negócios, apresentar nossos produtos e conquistar novos mercados, porque a potência do nosso povo é extraordinária”, enfatizou a governadora.
Com o apoio institucional do Estado, turistas e visitantes vivenciaram um novo capítulo para o setor, que impulsiona o turismo e movimenta a economia local. A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, celebrou a retomada do evento e agradeceu pela parceria: “Após um longo período, Lagoa Grande volta a realizar essa feira. Queremos que esse evento seja conhecido nacional e internacionalmente, porque temos grande potencial. Agradeço ao Governo de Pernambuco e a todas as secretarias pelo apoio”, celebrou a gestora municipal.
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Sebrae firmaram parceria para garantir espaço aos expositores do Programa PE Produz, que fomenta pequenos produtores de segmentos tradicionais da região, como laticínios, mel e cachaça. “Chegamos à feira com os beneficiados pelo PE Produz, trazendo seus produtos, além da forte parceria com a prefeitura. Também trouxemos uma comitiva de empresários estrangeiros para conhecer o evento e a cidade. Temos um olhar atento para desenvolver cada vez mais a vitivinicultura e outras atividades nos municípios”, reforçou a diretora-presidente da Adepe, Ana Luiza Ferreira.
Durante os quatro dias de programação, a parceria entre Estado e município deve ampliar relações comerciais entre produtores, compradores e investidores; gerar empregos permanentes e temporários nos setores de serviços, eventos e turismo; consolidar a imagem da região como destino de negócios e experiências; e fortalecer a interiorização dos investimentos. O arranjo produtivo da vitivinicultura no Vale do São Francisco é um dos principais polos de atração de negócios do país.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, destacou o protagonismo de Lagoa Grande. “Essa festa brilhou por muitos anos e volta forte, com novos motivos e em outro momento. Lagoa Grande lidera o mercado de vinhos pernambucano e se projeta nacional e internacionalmente com produtos de excelente qualidade, gerando muito emprego e renda”, afirmou.
A edição 2025 da Festa da Uva e do Vinho do Nordeste deve reunir cerca de 150 mil pessoas por dia, até 23 de novembro, com feira de negócios, palestras, exposição de produtos e serviços, enoturismo, roteiros gastronômicos e históricos pela Ilha do Pontal e pelo Mirante da cidade, além de cursos oferecidos na Carreta do Senac. A programação também inclui festivais culturais, EnoJazz, degustações no Pavilhão das Vinícolas, pisa da uva, gastronomia e uma arena de shows com artistas regionais e nacionais.
O deputado federal Fernando Monteiro ressaltou o simbolismo do reencontro promovido pelo evento. “Esse é um momento especial, de reencontro. Parabenizo o governo e a prefeitura por dar mais um passo no fortalecimento desse setor tão importante”, disse. Já o deputado estadual Jarbas Filho enfatizou o valor simbólico da celebração e a atuação do governo: “É um prazer estar aqui, ao lado de tantos amigos e amigas, brindando a força da uva e do vinho. A presença do governo aqui hoje diz muito sobre o compromisso que a gestão tem com o povo de Pernambuco”, complementou.
Participaram da abertura os secretários estaduais Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); o presidente do Complexo Industrial Portuário de Pernambuco, Armando Monteiro Bisneto; o deputado federal Lucas Ramos; o deputado estadual Luciano Duque; além dos prefeitos Corrinha de Geomarco (Dormentes), Pedro Pilota (Itaíba), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Ismael Lira (Orocó), Anísio Viana (Casa Nova–BA); além das lideranças políticas da região Odacy Amorim e Dulci Amorim.
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário