domingo, 3 de setembro de 2017

Fuga em massa na Funase de Caruaru


Pedro Augusto

Trinta e três socioeducandos da Funase de Caruaru conseguiram escapar das dependências da unidade na manhã da última quinta-feira (31). Até o fechamento desta editoria, a Polícia Militar já havia recapturado 14 do montante de reclusos fugitivos. De acordo com informações repassadas pela Assessoria de Imprensa da Funase, as atividades estavam ocorrendo normalmente, quando, por volta das 9h20, um grupo de socioeducandos se mobilizou para sair do espaço. Para isso, utilizaram cordas, bem como ainda conseguiram fazer um buraco num dos muros da unidade.

No intuito de impedir a entrada de policiais e dificultar a atuação dos agentes socioeducativos, os adolescentes chegaram a atear fogo em tecidos e colchões nas celas e nos portões da Funase. Como a Polícia Militar percebeu rapidamente a ação dos meliantes, através das câmeras de videomonitoramento da SDS, o volume de fugas acabou sendo contido poucos minutos após a mobilização. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu chegaram a se deslocar para o local, mas acabaram sendo dispensadas, haja vista que as chamas foram logo domadas, bem como não houve feridos.

De acordo com o subcomandante do 4º BPM, major Washington Souza, que esteve à frente do trabalho ostensivo da polícia, os fugitivos recapturados ainda se encontravam nas imediações da unidade, quando foram recolhidos. “Tão logo visualizamos as fugas, acionamos os efetivos do Bepi e do Gati e nos deslocamos para cá, onde conseguimos conter este princípio de rebelião e ainda apreendemos 14 jovens que haviam escapado. O trabalho de busca permanece e mais fugitivos ainda podem ser presos a qualquer momento”, informou o major.

Atualmente, a Funase de Caruaru comporta 102 reeducandos que foram obrigados a cumprir medidas socioeducativas em decorrência da prática dos mais variados tipos de crime, como homicídio, tráfico e estupro. De acordo ainda com as informações da Assessoria de Imprensa, após o registro da fuga em massa, o clima nas dependências da unidade voltou a ser de tranquilidade, com a realização das ações habituais. Por meio de sua Corregedoria, a Funase de Caruaru abrirá sindicância para apurar as causas e as responsabilidades da fuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário