quinta-feira, 1 de junho de 2017

Hospital de Campanha começa a funcionar nesta sexta-feira em Rio Formoso ​

O Exército começou a instalar, nesta quinta-feira (1°/06), em Rio Formoso, uma das cidades que teve as unidades de saúde mais afetadas pelas chuvas, um Hospital de Campanha. O serviço, que está sendo montado em um terreno localizado no km 57 da PE-60, será voltado para o atendimento de urgência e emergência, com funcionamento 24h, e vai contar com atuação de equipes do próprio exército e da secretaria municipal de Saúde, composta por clínico geral, pediatra, ortopedista e infectologista, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. A previsão é que a unidade já entre em operação nesta sexta-feira (02.06).

Em sua estrutura, instalada em uma área de 480 metros quadrados, o Hospital conta com sala de triagem, sala vermelha, posto de enfermagem, laboratório, farmácia, sala de procedimentos, almoxarifado, enfermaria com sete leitos e apoio de duas ambulâncias, uma básica e outra de suporte avançado (UTI).

“O Hospital de Campanha do Exército foi uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e está sendo instalado graças à atuação decisiva do Governador Paulo Câmara, que já determinou diversas ações para garantir a assistência à população atingida pelas fortes chuvas do último final de semana. Até que se reestruture outro serviço no município, ou se requalifique o hospital que está fechado, esse Hospital de Campanha vai garantir o atendimento de urgência e emergência à população”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

No município de Rio Formoso, o Hospital Municipal Maria José Monteiro, único da cidade, foi interditado pela Defesa Civil e seis postos de Saúde também estavam impossibilitados de funcionar. Após atuação das equipes da SES e do município, três postos foram reabertos. Além disso, o Ambulatório de Especialidades, a Central de Assistência Farmacêutica, o local onde funcionava o Programa de Imunização e o prédio da própria secretaria municipal de Saúde foram atingidos pelas enchentes.

A secretária de Saúde de Rio Formoso, Neijla Cristina, ressalta a importância das ações que estão sendo realizadas no município. “Desde o primeiro momento, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, vem nos apoiando. E essa ajuda está sendo extremamente importante, pois nos deu condições de trabalho para prestar assistência à população. E esse Hospital de Campanha vem em um momento importantíssimo, já que o único Hospital da cidade está interditado, e vai garantir um suporte médico de qualidade para a população”, reforça.

FORÇA NACIONAL DO SUS - Uma equipe formada por cinco profissionais do Ministério da Saúde (MS) chegou ao Estado na manhã desta quinta-feira (1º) para auxiliar nas ações relacionadas à saúde nos municípios da Zona da Mata e Agreste pernambucanos atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. O grupo foi recebido na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES) pelo secretário da pasta, Iran Costa. Em reunião, foi apresentada a situação das cidades atingidas. Em seguida, os profissionais, que ficam no Estado até a sexta-feira (02.06), seguiram para Belém de Maria e Rio Formoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário