Nesta terça-feira (02), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) ingressou com duas ações civis públicas com o objetivo de garantir mais segurança às instituições financeiras e à Meta Whatsapp para possibilitar, inclusive, a proteção de dados sensíveis e o combate efetivo ao golpe do falso advogado. O documento é assinado pela presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; e pelo conselheiro seccional e assessor especial da presidência, Gustavo Freire.
"A OAB Pernambuco não vai parar de lutar contra o golpe do falso advogado. As instituições financeiras precisam ter mais controle na aprovação de contas pré-pagas, no cancelamento de contas, no bloqueio imediato de contas fraudulentas, no acionamento do MedPix em até duas horas”, asseverou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.
O golpe, cada vez mais sofisticado, ocorre quando criminosos se passam por advogados para convencer vítimas a realizar transferências imediatas, principalmente via contas digitais recém-criadas ou de difícil rastreamento. “Falhas recorrentes em mecanismos de verificação de identidade, abertura de contas pré-pagas e monitoramento de transações suspeitas têm favorecido a expansão da fraude”, acrescentou Zanella.
Nas ações, movidas contra bancos, instituições de pagamento e operadoras de telefonia, a combinação entre fragilidades sistêmicas, insuficiência de checagem e lentidão nos bloqueios de valores contribui diretamente para a massificação do crime.
O documento protocolado requer, em tutela de urgência, que as instituições implementem protocolos mais rígidos de autenticação, adotem mecanismos céleres de comunicação e bloqueio de contas suspeitas, aprimorem o monitoramento de movimentações atípicas e reforcem a integração com o Mecanismo Especial de Devolução do Pix (MedPix), ferramenta essencial para o bloqueio instantâneo de valores.
Com as ações, a OAB-PE reafirma sua missão constitucional de defender a cidadania, proteger a advocacia pernambucana e atuar de forma proativa contra crimes que utilizam indevidamente a imagem profissional dos advogados para lesar a população.
“O combate ao golpe do falso advogado é também uma luta em defesa da confiança social no sistema de justiça e na integridade da nossa profissão”, finalizou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.

Nenhum comentário:
Postar um comentário