terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Museu da Fábrica de Caroá anuncia reinauguração com novas instalações e recursos de acessibilidade

 

Após quatro anos de desativação, o Museu da Fábrica de Caroá reabrirá oficialmente suas portas. A solenidade de reinauguração acontecerá no dia 13 de dezembro, a partir das 10h, e marca um novo capítulo na história de um importante marco do legado cultural e industrial de Caruaru. Financiado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o processo de requalificação e modernização resultou no lançamento de novas instalações e recursos de acessibilidade que visam ampliar o alcance do espaço. 

A intervenção reformulou completamente os ambientes, com instalação de novas divisórias em gesso, nova pintura e a criação de salas pensadas para melhorar a experiência do público e a rotatividade das atividades culturais. Entre as novidades, o museu passa a contar com uma sala destinada a exposições de curta duração e auditório, com capacidade para 36 pessoas, além de copa ampliada, reserva técnica e almoxarifado.

Preservando sua missão original, o museu segue contando a história da antiga Fábrica de Caroá, fundada em 1935 e reconhecida como uma das impulsionadoras do desenvolvimento econômico da cidade. O acervo contempla painéis sobre a trajetória da fábrica e a vida do seu fundador, Coronel José de Vasconcellos, além de expositores que explicam o processo de retirada da fibra do caroá e registros fotográficos da época. 

O público também pode conferir o maquinário original da produção têxtil, como metradeira e fiadeira, além do antigo telefone e a máquina de datilografia que integravam a rotina produtiva e de registros dos trabalhadores que integram a história do espaço. Amostras da planta e das fibras completam o acervo, marcando um percurso que combina história, processo fabril e cultura material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário