terça-feira, 2 de dezembro de 2025

GOIANA APRESENTA O “ESCOLA DO FUTURO” COM IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO DULINO NAS ESCOLAS QUE OFERTAM DO 6º AO 9º ANO

 

A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Educação e Inovação, realizou nesta terça-feira (2), no Dias Recepções, a cerimônia oficial de apresentação da Dulino Educação — Sistema de Ensino que será implantado nas unidades municipais que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental. Ao todo, serão contempladas as escolas Lourenço Gadelha (Sede), Lourenço Gadelha (Carne de Vaca), IV Centenário, Manoel Borba, Escola Irmã Marie Armelle Falguières, Capela de São Sebastião (Gambá), Presidente Costa e Silva (Tejucupapo), Adélia Carneiro Pedrosa (Povoação de São Lourenço) e Manoel César (Ponta de Pedras).

O evento seguiu programação estruturada para apresentar o novo modelo educacional aos gestores, professores e equipes pedagógicas. A programação teve início às 8h, com o credenciamento, seguido pela abertura oficial às 9h. Às 9h05, o público acompanhou a palestra de Raphael Gadelha e, às 10h10, participou das oficinas da Dulino, com monitores, demonstrações e visita ao Labmóvel. Em seguida, às 11h, houve palestra conduzida por Rossandro Klinjey. O encerramento ocorreu ao meio-dia.

Durante a cerimônia, o prefeito Marcílio Régio destacou que a chegada do novo sistema representa um marco para a educação municipal.

“Estamos promovendo um avanço real na formação dos nossos estudantes. Ao unir tecnologia, inovação e práticas pedagógicas modernas, damos a eles condições para aprender de forma mais prática, criativa e conectada ao futuro. Goiana segue no caminho do desenvolvimento, e a educação é a base desse processo.”

A vice-prefeita Lícia Maciel ressaltou a importância da iniciativa para ampliar oportunidades.

“Estamos garantindo que nossas crianças e jovens tenham acesso ao que há de mais moderno na educação. A tecnologia não substitui o professor, mas transforma e potencializa o aprendizado. Queremos nossos alunos motivados, curiosos e preparados para ir mais longe.”

O diretor Executivo de Operações, Taffarel Gadelha, detalhou o funcionamento do projeto.

“A implantação da Dulino nas escolas dos anos finais traz laboratórios completos, tablets, kits maker, robótica, impressoras 3D, telas interativas, softwares educacionais e duas monitorias por unidade. Além disso, oferecemos formação continuada aos docentes, com metodologias ativas, uso de inteligência artificial, método Duolino e avaliação socioeducacional. É uma transformação que envolve toda a comunidade escolar.”

O Sistema de Ensino Dulino une tecnologia e metodologias ativas em um modelo que prioriza o desenvolvimento técnico, cognitivo e socioemocional dos estudantes, com todas as atividades alinhadas à BNCC e às diretrizes do Ministério da Educação. Um ônibus-laboratório também estará disponível para atendimento nos distritos, mediante agendamento pelas escolas.

De acordo com o secretário de Educação e Inovação, Carlos Viégas com o programa “Goiana: Escola do Futuro”, o município se consolida como referência em inovação educacional, criando ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, inclusivos e conectados às demandas atuais.

A primeira-dama e secretária de Políticas Sociais, Ana Silveira, destacou que a melhoria da educação sempre foi uma de suas principais pautas durante seus mandatos como vereadora, reforçando que ver esse avanço acontecendo agora na rede municipal é motivo de orgulho.

O evento contou com a presença dos vereadores Wagner Monteiro, André Rabicó, Thiago Viana e Ana Braçoforte; dos secretários Ana Silveira, Carlos Viégas, Ítalo Coco e Carl Volia Gilberto Miranda; além do procurador-geral do município, Rodrigo Augusto. A participação dessas autoridades reforçou a relevância da implantação do Sistema de Ensino Dulino como um avanço estratégico para a educação de Goiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário