terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Diego Cabral comemora o fato de Camaragibe ser a primeira cidade de Pernambuco a receber projeto de atletismo “Correndo para Vencer”

 

A cidade do trabalho está dando mais uma demonstração de que também está se tornando a cidade dos esportes. Nesta segunda-feira (1º/12), durante a edição em dose dupla do “Segundou com Trabalho”, a Prefeitura de Camaragibe, através da Secretaria de Esportes e Lazer, iniciou de forma inédita o projeto de atletismo  “Correndo para Vencer”, iniciativa que vai beneficiar diretamente 80 crianças e jovens.

De acordo com o Instituto Edson Luciano Ribeiro (Inelur), parceiro na iniciativa com a Prefeitura por meio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Camaragibe é a primeira cidade de Pernambuco a receber o projeto, desenvolvido e fundador pelo ex-atleta e medalhista olímpico Edson Ribeiro. No ato simbólico de ontem, o prefeito Diego Cabral, o secretário de Esportes e Lazer do município e o fundador do projeto entregaram os uniformes completos e tênis. 

“Todos nós sabemos que o esporte salva vidas e é um dos mais importantes instrumentos de inclusão social. Camaragibe está se tornando a cidade do trabalho e a cidade dos esportes, a cidade que oferece oportunidades para que crianças e jovens tenham um futuro melhor por meio dos estudos e também dos esportes. Edson Ribeiro é um exemplo a ser seguido por muitos que sonham em ser campeões na vida e nos esportes, e nós temos convicção de essa parceria vai render bons frutos”, declarou Diego Cabral. 

Segundo Neto Fonseca, secretário de Esportes e Lazer de Camaragibe, inicialmente o projeto “Correndo para Vencer” terá uma duração de um ano, podendo ser renovado por mais tempo. O titular da pasta informou que no Polo Camaragibe a iniciativa vai funcionar às terças, quintas e sextas-feiras às 8h e 11h (manhã) e às 14h e 17h (tarde), com os professores Fellipe e Kaio, no Estádio Professor Luiz Alexandrino, na Vila da Fábrica. Todas as modalidades de atletismo serão contempladas. 

“Esse é um projeto inédito em Pernambuco e Camaragibe foi a primeira cidade escolhida para recebê-lo, o que muito nos orgulha. Toda a articulação do prefeito Diego Cabral tem dado vários bons frutos para o município, inclusive nos esportes. O projeto Tapetão é um dos exemplos. Nós agradecemos imensamente ao ex-atleta Edson Ribeiro, criado desse projeto tão importante, por enxergar o potencial das crianças e jovens de Camaragibe, temos certeza que será um marco nos esportes do município”, afirmou Neto Fonseca. 

Ao falar para várias crianças, jovens e familiares na solenidade, Edson Ribeiro lembrou os benefícios da prática dos esportes na sua vida, o que o motivou a criar o projeto e destacou que o “Correndo para Vencer” já existe há 15 anos e que, além de São Paulo, está presente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Santa Catarina e agora Pernambuco. Ao longo desse tempo, o projeto chegou a mais de 30 municípios atendidos e beneficiou mais de 4 mil crianças e jovens. 

“O atletismo me levou a três olimpíadas, mas a maior vitória é na vida. Assim como em outras cidades, acreditamos que este projeto pode render muitos bons frutos em Camaragibe, por isso estamos aqui. Pernambuco tem uma tradição de bons representantes do atletismo em várias competições e esperamos também que Camaragibe possa engrandecer ainda mais essa galeria de campeões. Agradeço a todos que se empenharam em tornar essa parceria possível”, disse Edson Ribeiro. 

Medalhista - Nascido na cidade de Bandeirantes, interior do estado do Paraná, Edson Luciano é um ex-atleta brasileiro que competiu em provas distintas de atletismo e que, antes de aparecer para o Brasil e para mundo, colheu algodão, foi frentista, lavador de carros, marceneiro e aprendiz de mecânico. Aos 19 anos, quando servia ao Exército Brasileiro, foi convocado para disputar uma competição interna de atletismo e, ao se destacar, iniciou uma nova carreira. 

Como velocista, disputou três Jogos Olímpicos (Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004), além de dois Jogos Pan-americanos, sendo medalhista de bronze no revezamento 4x100 metros rasos em Atlanta e prata na mesma modalidade em Sydnei. Formando em Educação Física, aposentou-se em 2005, passando a se dedicar, entre outros projetos, à formação de novos atletas. O projeto “Correndo para vencer”, fundado por ele, revelou o medalhista olímpico Alison dos Santos (Piu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário