O Vale do São Francisco e todo o seu potencial econômico e oportunidades para as Engenharias, Agronomia e Geociências. Este foi o saldo do segundo dia da 6ª Reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, nesta quarta-feira (26). Foram duas visitas técnicas em Petrolina (PE) e Casa Nova (BA), com muito conhecimento repassados aos representantes dos Conselhos nordestinos.
A primeira parada foi na Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco). Lá, o gerente executivo Tássio Lustoza apresentou números que justificam a grandiosidade do Vale do São Francisco quando o assunto é fruticultura irrigada. O Brasil é o terceiro maior país em exportação de frutas e 98% das mangas vendidas para o exterior têm a origem no Vale do São Francisco.
Os representantes dos Creas puderam conferir, na Sweet Fruits, empresa em Petrolina, todo o processo de produção para a exportação da manga, desde a higienização à embalagem. Todas as etapas atendem requisitos rígidos dos compradores internacionais, com uma série de certificações internacionais.
Já na parte da tarde, o destino foi a Fazenda Agrobras, em Casa Nova. Uma empresa familiar com pouco mais de 40 anos no mercado focada no ramo da fruticultura irrigada. O carro-chefe da produção é a manga e a uva.
“Esse encontro trouxe muita interação, conhecimento do potencial de uma região localizada no sertão pernambucano e no sertão baiano. Também reforçou a importância da união dos Creas para o desenvolvimento da região, com base na boa engenharia, agronomia e geociências”, destacou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.
A integração entre Pernambuco e Bahia deve ganhar mais um capítulo. O presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija adiantou que está programando junto com Adriano Lucena um encontro conjunto da Câmara Especializada de Agronomia de ambos estados. A ideia é entender as particularidades da produção do Vale do São Francisco e atendem as demandas dos profissionais da região, não só viabilizando o trabalho de qualidades como estimulando ainda mais a inserção do mercado de trabalho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário