A cidade do trabalho está se tornando também a cidade das mulheres. Nesta terça-feira (04/11), a Secretaria de Políticas para Mulheres de Camaragibe, criada de forma inédita na Terra dos Camarás, anunciou uma importante conquista: o município foi selecionado no Edital de Chamamento Público nº 01/2025, da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulherPE), e vai receber o projeto “Mães na Creche”, que ofertará qualificação profissional a 125 mães em situação de vulnerabilidade que possuem filhos matriculados nas creches municipais.
De acordo com a pasta, o convênio já garantiu um financiamento que será transferido em parcela única para a realização de oficinas e cursos de culinária. O objetivo principal da iniciativa é fomentar a autonomia econômica e o empreendedorismo feminino, proporcionando o acesso das mães a cursos que incentivem a qualificação profissional, e a proposta é estruturada para garantir o desenvolvimento de novas habilidades e a geração de renda, além de fomentar a inclusão.
“O desenvolvimento de políticas exclusivas e específicas para as mulheres de Camaragibe foi um compromisso da nossa gestão, liderada pelo prefeito Diego Cabral, um defensor da causa feminina. Em pouco tempo, a Secretaria de Políticas para Mulheres vai mostrando as razões de ter sido criada e demonstrando a sua capacidade de mudar a vida das mulheres e mães de Camaragibe. E temos, no Governo de Pernambuco, um parceiro para mudar essa realidade para melhor. Juntos, vamos fazer muito mais”, declarou a prefeita em exercício e secretária da pasta, Comandante Débora.
Segundo a gerente-geral de Políticas para Mulheres do município, Fábia Lopes, as oficinas e cursos terão uma carga horária mínima de 15 horas, sendo obrigatória a abordagem na área de culinária nas modalidades de doces ou salgados. A grade curricular foi dividida com formação sociopolítica (3 horas, com foco em questões de gênero e direitos das mulheres), empreendedorismo feminino (3 horas, abrangendo custos e lucros), e prática culinária (9 horas, com ênfase em habilidades práticas).
“Conforme as regras do edital, cada curso beneficiará 25 mães da cidade, totalizando 125 mulheres contempladas, e as atividades serão realizadas nas creches municipais, facilitando a participação das mães justamente no local onde deixam e buscam seus filhos”, explicou Fábia Lopes. “A secretaria formatou um plano de trabalho sob medida, conforme as necessidades e desejos das mães, pois muitas delas desejam e necessitam de uma oportunidade para mudar de vida, aprendendo, empreendendo e mudando a realidade de suas famílias”, completou.
A gerente-geral ressaltou que o prazo de execução do projeto é de até seis meses e que o início deve ocorrer em janeiro de 2026. Até este período, o município vai executar todas as atividades conforme o plano de trabalho aprovado no edital da SecMulherPE utilizando os recursos exclusivamente para a finalidade prevista e apresentando a prestação de contas em até 30 dias após a conclusão das oficinas ou cursos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário