sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Mutirão oftalmológico do projeto Seopinho garante atendimento gratuito e transporte garantido para estudantes da rede municipal do Jaboatão

 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realiza, neste sábado (18), mais uma edição do projeto Seopinho, um grande mutirão oftalmológico voltado a estudantes da rede municipal. A iniciativa, promovida em parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME) e o Serviço Oftalmológico de Pernambuco (SEOPE), integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e ocorre uma vez por ano. Está consolidado como uma das ações de cuidado integral com a saúde visual das crianças jaboatonenses.

O prefeito Mano Medeiros reforça o compromisso da gestão com a saúde das crianças e a importância da integração entre as secretarias. “Cuidar da saúde dos nossos alunos é uma prioridade. Essa parceria com o SEOPE e o trabalho conjunto entre Saúde e Educação têm sido fundamentais para oferecer consultas, exames e óculos gratuitamente às nossas crianças. A gestão municipal segue empenhada em ampliar o acesso a serviços de qualidade e fortalecer ações que garantam o bem-estar e a aprendizagem dos estudantes”, afirmou o gestor.

Os atendimentos acontecerão a partir das 8h e até as 12h, na unidade do SEOPE, em Piedade, com a participação de 156 estudantes da Escola Municipal Iraci Rodovalho, localizada no Curado III. Durante a ação na escola, as crianças que foram selecionadas com suspeita de alterações visuais estarão sendo encaminhadas e passarão por avaliação oftalmológica completa, incluindo exames especializados. Os estudantes que apresentarem necessidade de correção visual receberão óculos gratuitos confeccionados depois do atendimento.

Além dos exames oftalmológicos, a edição deste ano também trabalhará a temática da diabetes infantil considerando que pode influenciar diretamente a saúde ocular e o desenvolvimento de doenças como a retinopatia diabética. A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia das Crianças e à prevenção da diabetes infantil, reforçando o caráter preventivo e educativo do projeto.

Para garantir o acesso dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação contará com seis ônibus para o deslocamento dos estudantes com os seus responsáveis. A ação contará com o apoio de profissionais da Saúde e da Educação, mobilizados para assegurar o acompanhamento integral.

Desde 2018, o projeto Seopinho vem sendo desenvolvido no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), consolidando um modelo intersetorial de cuidado integral à saúde ocular. O projeto integra o Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) do município, que articula ações conjuntas entre Saúde, Educação e demais áreas da gestão pública, garantindo respostas mais efetivas às demandas sociais.

Nesta sétima edição, a iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura com a prevenção de agravos visuais, a identificação precoce de problemas de visão e a inclusão escolar, assegurando que cada criança tenha as condições necessárias para aprender e se desenvolver plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário