O presidente americano Donald Trump desembarcou nesta terça-feira (13) na Arábia Saudita, primeira etapa de uma viagem que inclui Catar e Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de assinar acordos comerciais ambiciosos, mas também com a intenção de abordar os conflitos no Oriente Médio.
Trump foi recebido com uma impressionante escolta de caças F-15 sauditas quando se aproximava de Riade, no início de uma viagem que a Casa Branca qualificou de "histórica" e que se apresenta como uma das grandes viagens ao exterior do presidente americano.
O príncipe herdeiro saudita e governante de fato do reino, Mohamed bin Salman, recebeu Trump na pista de pouso, decorada com um tapete de cor lavanda.
Os dois governantes apertaram as mãos e não pouparam gestos de proximidade, com uma conversa animada.
Em seu primeiro mandato, Trump também escolheu a Arábia Saudita como destino de sua primeira viagem ao exterior e nesta terça-feira o mandatário deve participar de um fórum de investidores em Riade, onde também está prevista a presença do empresário Elon Musk, assessor do presidente americano.
A decisão do republicano de escolher novamente os ricos Estados petrolíferos do Golfo para sua primeira viagem oficial, após um rápido deslocamento ao Vaticano para o funeral do papa Francisco, destaca o papel geopolítico crucial que estes países adquiriram e sua importância como parceiros comerciais dos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário