quarta-feira, 14 de junho de 2023

Lula avalia pedido de cargos e emendas ao negociar saída de Daniela Carneiro

Thiago Resende , Julia Chaib , Marianna Holanda , Renato Machado e Victoria Azevedo
Brasília, DF e Rio de Janeiro, RJ

O presidente Lula (PT) indicou nesta terça-feira (13) que pretende realizar uma troca no comando do Ministério do Turismo, mas deu uma sobrevida à titular da pasta, Daniela Carneiro.

Em reunião com Daniela, o presidente disse à ministra haver um pedido explícito da União Brasil pela mudança e afirmou que, por ela ter pedido desfiliação do partido, é natural que a legenda requisite o cargo.

Segundo interlocutores, Lula ainda não efetivou a troca porque o governo ainda negocia uma “saída honrosa” com o grupo político da ministra, enquanto o Palácio do Planalto busca ter clareza do apoio que a União Brasil dará se o cargo for entregue ao deputado Celso Sabino (PA).

Daniela e seu marido, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, pediram cargos no segundo escalão no Rio de Janeiro, como o comando da SPU (Secretaria de Patrimônio da União) e de hospitais federais. Também esperam ser recompensados com emendas, em especial na saúde.

Segundo negociadores do governo, é possível que o pleito seja atendido, mas isso ainda está em discussão.

Já com a União Brasil o Palácio do Planalto precisa acertar o que pode ceder ainda ao partido, que já tem três pastas na Esplanada (incluindo o Turismo) e o controle de estatais, como a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário