segunda-feira, 4 de julho de 2022

Raquel assume compromisso com qualificação profissional para a inserção dos jovens no mercado de trabalho

A pré-candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assume o compromisso com a inserção dos jovens no mercado de trabalho e, para isto, anuncia o Trilhatec, programa que oferecerá cursos técnicos e profissionalizantes para os estudantes das escolas estaduais de ensino médio.

Os cursos seguem o formato de trilhas do conhecimento, em quatro modalidades. São elas: 1) Intensivos, cursos presenciais ligados às demandas do mercado de trabalho para início das carreiras; 2) Integrados, que serão ministrados como disciplinas durante os três anos do ensino médio; 3) o Trilhatec Móvel, que irá reforçar a formação nas escolas com cursos de curta duração de forma itinerante, preparando os jovens para as vocações econômicas locais, a exemplo da fruticultura no Sertão do São Francisco, o pólo de confecções do Agreste e o turismo e o polo automotivo na Zona da Mata. Por fim, o 4) Trilhatec EAD, que contará com uma plataforma de Ensino à Distância, através da qual os estudantes poderão se qualificar em cursos online ligados à tecnologia da informação, certificados por grandes empresas de tecnologia.

“Nossa meta é que todo aluno tenha a opção de se qualificar em um curso profissionalizante”, afirma Raquel. As áreas de formação incluem o setor de serviços, a indústria, construção civil, fruticultura, confecções e demais atividades voltadas às diversas vocações econômicas das regiões, até aquelas que atendem as novas demandas do mundo do trabalho, a exemplo de programação, jogos digitais e análise de dados.

Raquel explica que a proposta está sendo finalizada pela equipe do plano de governo, com a contribuição da população a partir da plataforma colaborativa (www.raquellyra.com.br/planodegoverno), mas adianta que dentre os objetivos também estão o combate à evasão escolar e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como a auto responsabilidade e o empreendedorismo.

“Vamos investir na ampliação da rede de ensino integral, mas faremos isto também com a implementação do maior programa de qualificação para o emprego de Pernambuco, incentivando o empreendedorismo e preparando as pessoas para as novas demandas do mundo do trabalho, para a economia do conhecimento”, afirma Raquel Lyra, lembrando que Pernambuco encerrou 2020 com quase 20% de desempregados, a maior taxa do Brasil. “Infelizmente, a situação é pior entre os jovens de 18 a 24 anos. Estamos entre os 3 estados do País com o maior índice de jovens nem-nem, nem estudam e nem trabalham. É preciso mudar essa situação”, complementa.

Experiência de Caruaru - Raquel Lyra diz que é possível fazer em Pernambuco o que foi feito em Caruaru ao longo de suas duas gestões como prefeita. A pré-candidata lembra que conseguiu realizar o maior conjunto de programas de qualificação profissional da história do município.  “Por tudo o que fizemos, recebemos inclusive o reconhecimento de entidades como o SEBRAE Nacional, e estamos colhendo resultados, com a população aproveitando a retomada dos empregos em Caruaru”. Dados divulgados pelo Caged mostram que em Caruaru o volume de empregos formais tem superando o do período de pré-pandemia.

Raquel lembra que o fato de Pernambuco ser campeão em desemprego no País mostra que não houve atenção em várias áreas, e uma delas é a do investimento na formação das pessoas. “O desemprego em Pernambuco é estrutural e isso passa também pela dificuldade que as pessoas têm em acessar oportunidades de qualificação e requalificação para o emprego. Não adianta vir agora o candidato do PSB dizer que vai fazer o que o governo nunca fez. Foram eles que colocaram Pernambuco como estado campeão do desemprego”, afirma.

Resultados - Caruaru é uma das grandes vencedoras do Programa Sebrae Prefeito Empreendedor pela realização do Qualifica EJA, programa que estimula o empreendedorismo a partir da capacitação profissional de estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Em apenas um ano de execução, a iniciativa está beneficiando mais de 2,5 mil alunos, com cursos voltados para as áreas de serviços, comércio e indústria.

Outra ação realizada por Raquel ao longo da gestão foi o Qualifica Caruaru, que oferece cursos e oficinas de capacitação profissional para a população em situação de vulnerabilidade. Mais de 2 mil pessoas concluíram os cursos ofertados. Também foi criado o Qualifica EAD, que oferece qualificação à distância, e que hoje atende a mais de (inserir quantitativo de pessoas) pessoas.

Também foi realizado o programa Conecta Empreendedor Caruaru Tech (CEC Tech), oferecendo capacitações e auxiliando empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Caruaru a estarem mais preparadas e competitivas para atuar no mercado global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário