quarta-feira, 13 de julho de 2022

Estado amplia oferta de água para 475 mil pessoas no Grande Recife



Em solenidade no município de Igarassu, o governador Paulo Câmara também inaugurou dois poços profundos no Loteamento Encanto Igarassu e no Sítio Boa Vista 


Ofertar mais água à população levou o Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, a implantar o Programa Rodízio Zero, que a partir de ações de pequeno, médio e grande porte mudará o cenário de abastecimento na Região Metropolitana do Recife (RMR). O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quarta-feira (13.07), no município de Igarassu, no Grande Recife, a eliminação do rodízio no abastecimento e a ampliação da oferta de água em várias localidades do Recife e de Olinda, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, beneficiando 475 mil pessoas nesta primeira etapa. Até o final de 2022, serão contempladas mais 500 mil pessoas, totalizando quase um milhão de moradores com mais água nas torneiras.


“As fortes chuvas fizeram com que nossos reservatórios tivessem uma condição hídrica bem maior. Temos o intuito de, até o fim do ano, tirar muitas outras cidades do rodízio, garantindo sustentabilidade e abastecimento para o futuro”, destacou Paulo Câmara. 


Ainda no município, o governador inaugurou a operação de dois novos poços profundos: um no Loteamento Encanto Igarassu, com 222 metros de profundidade, e o outro no Sítio Boa Vista, com 156 metros. As ações permitiram a chegada do Rodízio Zero nas duas localidades. O investimento total nas obras foi de R$ 4,2 milhões. Até o final do ano, quando serão inaugurados mais três poços, será possível retirar toda a cidade do rodízio.


Segundo a presidente da Compesa, Manuela Marinho, a Companhia vinha atuando há meses na realização de estudos e execução de ações que pudessem acarretar a melhoria na distribuição de água na RMR. “Investimos muito em obras de modernização da rede de distribuição, com assentamento de tubulações novas, perfuração de 23 poços, implantação de novos registros e válvulas, substituição de conjuntos de bombas e o uso de tecnologia para o aperfeiçoamento dos processos operacionais das nossas unidades”, explicou.


CALENDÁRIO DE ABASTECIMENTO - O novo calendário de distribuição de água está disponível no site da Compesa (www.compesa.com.br). Basta acessar a Loja Virtual, clicar na aba Calendário de Abastecimento e digitar o endereço completo. A consulta também pode ser feita por meio do teleatendimento no 0800 081 0195 ou pelo novo canal no WhatsApp (81 99488-2336).


Também participaram da solenidade os secretários estaduais Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Edilazio Wanderley (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação), Milu Megale (Turismo e Lazer) e Cloves Benevides (Justiça e Direitos Humanos); o secretário executivo de Infraestrutura, Rodrigo Molina; o diretor-presidente da Adepe, Roberto Abreu; e o diretor da região do Interior da Compesa, Mário Heitor. 


Foto: Hélia Scheppa/SEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário