domingo, 24 de abril de 2022

Prevenção à Violência em Pernambuco usa conhecimento das Nações Unidas



 Cloves Benevides – Secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD)

Inovação pede novas ferramentas para sua aplicação. Em segurança pública, as políticas de prevenção à violência são inovadoras. No seminário “Fortalecendo Estratégias na Prevenção à Violência”, que acontece nesta segunda-feira (dia 25), a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), apresenta as ferramentas, instrumentos e pesquisa que deixa como legado para as políticas públicas em Pernambuco e para os estudos a respeito do tema.

O evento vai tratar de como o Marco Lógico da Prevenção, a Matriz de Indicadores e a Pesquisa Mapeamento da Rede dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas em Pernambuco são fundamentais para a construção das políticas de prevenção à violência, políticas sobre drogas e também da atenção à saúde mental da Secretaria de Saúde.

O Marco Lógico elaborou o planejamento da estratégia de prevenção à violência, considerando as características culturais do Estado e as evidências acompanhadas pelo Pacto pela Vida, há 15 anos. A Matriz possui 16 indicadores estratégicos e 134 indicadores gerais a serem implantados em curto, médio e longo prazos, no apoio ao monitoramento do planejamento previsto no Marco Lógico.

Entre os destaques do evento está a Pesquisa Mapeamento da Rede dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas que ouviu perto de 2 mil equipes da Rede de Atenção Psicossocial no Estado e Comunidades Terapêuticas, em 184 municípios e no território estadual de Fernando de Noronha, realizando um trabalho com abrangência censitária.

O seminário on-line será transmitido, em conjunto, pelos canais do YouTube do Governo do Estado e do UNODC Brasil, a partir das 10h, nesta segunda-feira (dia 25). A mesa de abertura terá em sua composição o secretário Cloves Benevides, de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD); o secretário Alexandre Rebêlo, de Planejamento e Gestão; o secretário André Longo, da Saúde (SES); moderador, Eduardo Pazinato, especialista em Segurança e Compliance UNODC Brasil; Rayne Ferretti, representante ONU Habitat Brasil; Moema Freire, coordenadora da Unidade de Governança e Justiça PNUD Brasil; Elena Abbati, representante do UNODC Brasil

O secretário Cloves Benevides dedica especial atenção às ferramentas de monitoramento e ao trabalho acadêmico. “As políticas públicas, em especial em áreas inovadoras, pedem avaliação constante e precisam ter como base evidências científicas para que sua implantação seja assertiva e os benefícios sejam amplos, a começar pela população que mais necessita desta ação”, argumenta o secretário Cloves Benevides.

A pesquisa de profundidade, as ferramentas de planejamento e de gestão representam um patrimônio técnico à disposição da sociedade, construído pela SPVD. Esses trabalhos são parte das entregas da Cooperação Pernambuco. A cooperação é parceria liderada pelo Governo do Estado, através da SPVD, que conta com o UNODC, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) e o Instituto Igarapé, como instituição implementadora.

Entre os outros produtos, que também são incorporados às políticas de prevenção à violência, temos o Observatório da Prevenção Social, uma metodologia que possui comitê gestor para acompanhamento de indicadores sociais para análise e ajustes na aplicação das políticas de prevenção à violência, desenvolvido pelo Instituto Igarapé; o resultado das oficinas de Desenho de Espaços Públicos e da Cidade Mulher, um trabalho que terá sugestões de segurança urbana, a partir da participação da juventude e das mulheres em dez territórios; além de dezenas de outros produtos e das trocas de ideias e experiências internacionais compartilhadas, tudo acompanhado e monitorado de perto pelos consultores do PNUD.

Programação:

10h – Mesa de Abertura com

Cloves Benevides – Secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD)

Alexandre Rebêlo – Secretário de Planejamento e Gestão (Seplag)

André Longo – Secretário de Saúde (SES)

Eduardo Pazinato, Especialista em Segurança e Compliance UNODC Brasil (moderador)

Rayne Ferretti – Representante do ONU Habitat Brasil

Moema Freire – Coordenadora da Unidade de Governança e Justiça PNUD Brasil

Elena Abbati – Representante do UNODC Brasil

10h30 – Planejamento da Prevenção e Estratégias de Monitoramento e Avaliação à Longo Prazo

Eduardo Pazinato  (moderador)

Rafael Sales – Analista de Monitoramento e Avaliação UNODC Brasil

Paula Guedes – Coordenadora Nacional da Cooperação Pernambuco

11h20 – Pesquisa de Mapeamento dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas no Estado de Pernambuco

Rebeca Benevides – Superintendente de Planejamento da SPVD (moderadora)

Antonio Lima – Analista de Monitoramento e Avaliação do UNODC Brasil

João Marcelo da Costa Ferreira – Gerente de Atenção à Saúde Mental da SES (GASAM/SES-PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário