quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Sileno Guedes e Danilo Cabral se reúnem com representantes da assistência social

 Objetivo foi dialogar sobre o andamento de pautas dessa área, como a contratação de profissionais para serviços estaduais

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, participou, nesta terça-feira (18), ao lado do deputado federal Danilo Cabral (PSB), de uma reunião com integrantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco (Coegemas-PE) e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). O intuito foi dialogar sobre o andamento de pautas como a contratação emergencial de profissionais do setor para serviços desenvolvidos pela gestão estadual e a realização de uma seleção simplificada, ambas já com autorização do governador Paulo Câmara para execução. 

“Conseguimos avançar com várias pautas da assistência social nos últimos anos, como a implantação da Casa dos Conselhos, a liberação de recursos do cofinanciamento, a implantação e reabertura de cozinhas comunitárias, a escola de formação e a lei do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sancionada em 2021. Com a contratação emergencial de profissionais enquanto acontecem os preparativos para a seleção simplificada, que já foi autorizada pelo governador Paulo Câmara, nossa intenção é fechar um ciclo diferenciado para a assistência social e seguir na luta por outras conquistas”, afirmou o secretário Sileno Guedes.

No mesmo sentido, o deputado federal Danilo Cabral ressaltou o fato de que a pandemia tornou ainda mais evidente a importância do fortalecimento do SUAS. “O Conselho tem um papel muito importante, sobretudo nessa situação que estamos passando durante a pandemia. Precisamos estar mais preparados para responder às necessidades da população diante do aumento da demanda do SUAS. Por isso, agradeço a presteza de termos este espaço para diálogo aqui”, declarou.

A presidente do Ceas, Edjane Santana, também destacou o papel de Pernambuco no que se refere à assistência social frente a um cenário incerto no âmbito do Governo Federal. “Reconhecemos, enquanto Conselho, os avanços de Pernambuco e o quanto queremos avançar na assistência social. Justamente por isso, demonstramos nossa preocupação em garantir que o Conselho e o CadÚnico estejam em pleno funcionamento, considerando que essas estruturas são procuradas pelos municípios e que há a necessidade de os técnicos que lá trabalham darem respostas às demandas que chegam. Não podemos retroceder”, enfatizou.

A reunião, que ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, no Recife, ainda contou com a participação do secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco e vice-presidente do Ceas, Joelson Rodrigues, das conselheiras do Ceas Lourdes Vinokur e Larissa Farias e das representantes do Coegemas Penélope Regina e Andréa Galdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário