terça-feira, 15 de junho de 2021

Leis da Delegada Gleide Ângelo contribuem para a manutenção dos bancos de sangue do estado

Nesta segunda (14) é celebrado em todo o mundo o Dia  Mundial do Doador de Sangue. A data é um marco para a conscientização sobre a necessidade de sangue e dos produtos sanguíneos seguros para transfusões e a contribuição que os doadores de sangue voluntários desempenham no sistema nacional de saúde. Entretanto, os bancos de sangue pernambucanos ainda enfrentam carência de doações e baixas no estoque. O surgimento da pandemia da Covid-19 representa mais uma dificuldade para a estabilidade deste segmento vital.

Consciente da urgência e da constante necessidade de doações, a Delegada Gleide Ângelo é autora de duas leis que já estão em execução em todo o estado: a N° 16.724/19 e a N° 16.707/19. A primeira determina que doadores regulares de sangue tenham direito à meia entrada em eventos culturais e esportivos, como cinemas, apresentações teatrais e partidas de futebol. A segunda, assegura a isenção de taxa de inscrição para qualquer candidato a concurso público que for doador regular de sangue ou medula óssea.

“A pandemia modificou nosso estilo de vida. Atividades culturais e de lazer foram reconsideradas, afinal, é uma situação sem precedentes. Mas, fico feliz em saber que, ainda sim, a lei que beneficia os concurseiros está cumprindo seu objetivo e aumentando a procura pelos bancos de sangue“, ressalta. A Delegada se reporta aos dados revelados pela Secretaria do Doador, da Fundação Hemope. O órgão destaca o aumento na emissão de declarações em benefício de candidatos a concursos públicos de todo o estado: entre 2019, quando a lei entrou em vigor, até dezembro de 2020, foram mais de 400 novas declarações.

“O fato de as atividades de lazer estarem temporariamente suspensas, também não impede que as pessoas que, por exemplo, nunca fizeram uma doação possam agora contribuir para a saúde coletiva e ainda atingir a regularidade necessária para usufruir dos benefícios. Afinal, a pandemia vai passar e, além de ter colaborado para o bem de todos, a pessoa ainda pode usufruir deste direito garantido“, incentiva a parlamentar.

VOLUNTÁRIO – Para contribuir com o maior banco de sangue de Pernambuco, o interessado deve ter entre 16 anos e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Aqueles que testaram positivo para a Covid-19 também podem doar, mas apenas 30 dias após o desaparecimento dos sintomas, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário