quarta-feira, 30 de junho de 2021

João Campos adere a programa nacional e se torna Prefeito Amigo da Criança



 Foto: Marcos Pastich

Cuidar das crianças é uma das principais prioridades da Prefeitura do Recife. Por isso, o prefeito João Campos assinou nesta terça-feira (29) o Termo de Adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que coloca a capital pernambucana no rol das cidades que têm o compromisso de desenvolver políticas públicas e planos de ação voltadas para a defesa e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. A assinatura ocorreu durante a primeira reunião do Comitê Gestor Intersetorial de Primeira Infância do Recife, nesta terça-feira (29).

“Assinamos o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança para a gente faz parte desse rol de cidades que têm uma parceria formal, um compromisso de estabelecer metas e correr atrás delas para que sejam cumpridas. O que se faz pela primeira infância hoje não tem um resultado imediato, é algo estruturante, que tem resultado, sobretudo, no longo prazo, por isso precisamos trabalhar forte nesse aspecto da intersetorialidade”, defendeu João Campos.

O grupo de trabalho é formado pelo Gabinete do Prefeito e órgãos responsáveis pelas políticas de Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Saúde, Esporte, Lazer, Turismo, Mulher, Desenvolvimento Sustentável, Segurança Urbana, Planejamento Urbano e Cultura.

Na reunião, que contou com a participação de cerca de 30 pessoas das pastas envolvidas no Comitê, o prefeito lembrou que criar uma cidade melhor para suas crianças foi um compromisso assumido ainda no ano passado, antes mesmo da gestão tomar posse. “Hoje a gente faz uma importante reunião e aqui 18 diferentes áreas da gestão estão sendo representadas. Isso tem um caráter muito importante. Precisamos todos colaborar de forma intensa para que esse trabalho empoderado fortaleça a entrega na ponta, no cuidado com a criança, com a primeira infância”, defendeu o prefeito.

João Campos ainda lembrou que a prefeitura tem buscado apoio e articulação para realizar os trabalhos na cidade. “A gente tem uma diálogo estreito com o Unicef e estamos estreitando laços com outras instituições do terceiro setor para construir projetos e implementar um planejamento estratégico, além de definir quais ações a gente vai fazer no curto, médio e longo prazo.

AÇÕES – No mês de maio, a Prefeitura do Recife promoveu mais de 200 ações voltadas para a primeira infância durante a VII Semana do Bebê. Entre elas, esteve a inauguração do 17º Espaço Mãe Coruja, localizado no bairro da Imbiribeira, junto ao Centro de Saúde Romildo Gomes.

A primeira creche da gestão foi entregue pelo prefeito João Campos em abril. A Creche Municipal Cristo Rei está localizada no Jordão, recebeu investimentos na ordem de R$630 mil reais e tem capacidade para atender 70 crianças. A meta da prefeitura é duplicar as vagas de creches na cidade nos próximos quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário