sábado, 6 de março de 2021

Pesquisa: 95% da população diz usar máscara ao sair de casa; 4% rejeitam, mostra PoderData



Pesquisa PoderData realizada de 1º a 3 de março de 2021 mostra que 95% da população brasileira diz usar máscara ao sair de casa, indo ao supermercado ou a outros locais, para se prevenir da covid-19. Outros 4% não utilizam, e 1% usa apenas “às vezes”. Os resultados apontam que a aderência à proteção independe da posição política dos entrevistados.

Os dados da pergunta foram cruzados com os de avaliação do presidente da República, Jair Bolsonaro, que já desdenhou várias vezes das máscaras, sugerindo –sem citar fundamentação científica– que as mesmas poderiam causar “dor de cabeça” e “efeitos colaterais”.

Os resultados mostram que 97% de seus apoiadores (que o consideram “ótimo” ou “bom”) dizem usar máscara ao sair de casa. A taxa é a mesma, considerando a margem de erro (2 pontos percentuais), observada na média geral. A proporção entre os que rejeitam Bolsonaro é de 96%.

As máscaras são apontadas por especialistas como uma das formas mais eficazes para conter a disseminação do novo coronavírus. No 1º semestre de 2020, governos estaduais e municipais decretaram a obrigação do uso da proteção em lugares públicos. Em maio, a Câmara aprovou projeto de lei com o mesmo tema.

Bolsonaro, depois de ser contaminado com a doença, parou de usar a proteção –exceto em raríssimos casos, como na abertura do Ano do Judiciário. Especialistas dizem que mesmo pessoas já infectadas com a doença devem continuar a usar máscaras. Casos de reinfecção podem ser registrados, além de partículas ajudarem a disseminar o vírus para outras pessoas.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. Ouviu 2.500 pessoas em 509 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário