terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Controladoria de Pernambuco cria Comitê de Gestão de Riscos



A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) acaba de editar e publicar em seu site (www.scge.pe.gov.br), a Portaria 013/2021, criando o Comitê de Gestão de Riscos (CGR). O documento prevê mecanismos para que a SCGE desenvolva e implemente sua metodologia na área. “A proposta é mapear e planejar nossas ações, avaliando sempre os impactos para dirimir possíveis riscos à gestão e resguardando o interesse público”, destaca a secretária da SCGE, Érika Lacet.


Ainda de acordo com ela, a iniciativa já estava prevista dentro do planejamento estratégico definido pela Controladoria no período de 2019 a 2023. A criação do CGR também está adequada ao que determina o Decreto Estadual n° 46.855/2018, que dispõe sobre a política de governança da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, bem como a modelos nacionais e internacionais já estabelecidos.


Para a diretora de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE), Cristiana Borges, este será um importante momento de discussão na Casa. “Esta metodologia é imprescindível para a proposição de controles adequados e eficazes, permitindo o atendimento dos nossos objetivos institucionais”, frisa, lembrando que a DMAC é a diretoria responsável por estudar e fomentar a Gestão de Riscos no Estado.


COMPOSIÇÃO – O Comitê é formado por representantes de vários setores da SCGE e será presidido pela assessora especial de Controle Interno (AECI), Daniela Gonzaga. Também integram o CGR, Silvana Melo, da Diretoria de Planejamento e Gestão (DPGE); Márcio Aurélio, da Diretoria de Auditoria (DAUD); Mateus Brito, da Diretoria de Correição (DCOR); Pedro Hilário e Tiago Fonseca, da DMAC; e Hugo Santiago, da Assessoria Técnica (AST).


Dentre as atribuições do CGR estão a elaboração da metodologia a ser implementada no âmbito da SCGE; a definição do escopo para a implantação inicial dessa metodologia; a implementação da metodologia estabelecida até a elaboração do plano de tratamento; a elaboração da Política de Gestão de Riscos da SCGE; e a criação, com o auxílio da Assessoria de Comunicação (ASC), do documento informativo de apresentação e divulgação interna da Metodologia de Gestão de Risco e seus resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário