segunda-feira, 20 de julho de 2020

PSOL lança resultado da escuta Recife Arretado: 50 Diretrizes para um plano de feliCidade


O PSOL Pernambuco lança no próximo dia 22/07 o resultado da escuta ampliada Recife Arretado, que aconteceu entre maio de 2019 e março de 2020. O processo resultou em um documento público intitulado Recife Arretado: Diretrizes para um plano de feliCidade, que será apresentado oficialmente na live realizada às 19h, no perfil do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/recifearretado). O documento pode ser acessado aqui: https://bit.ly/50diretrizesarretadas.

O projeto do Recife Arretado é uma iniciativa do PSOL, da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, em parceria com pessoas e organizações localizadas no campo da esquerda, que aceitaram o desafio de reencantar a sociedade para um movimento permanente de reafirmação do princípio do bem viver, afirmando que não há outra forma de construir um Recife arretado para todas as pessoas que não seja através da organização popular e da construção coletiva.

O conjunto das atividades realizadas envolveu, aproximadamente, 2.000 pessoas moradoras de, pelo menos, 80 bairros dentre os 94 existentes no município. Também participaram das ações moradoras e moradores de outros municípios que integram a Região Metropolitana do Recife, a exemplo de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

O projeto também serviu de inspiração para outras iniciativas, a exemplo do interesse em replicar a experiência no município pernambucano de Camaragibe, e da adaptação feita na cidade de São Luiz, que deflagrou um processo batizado de ‘VumBora pensar a cidade’.

Tendo em vista a importância de considerar as diversas formas de olhar para cidade, foram construídos quatro eixos estruturadores, que serviram de guarda-chuvas para agrupar temas afins, observando as diferentes dimensões na construção de um Recife Arretado. São eles:

I. Recife Virado num mói de cuento: Neste eixo, a consulta procurou abordar as dimensões da democratização do poder público; do acesso à informação; da participação e controle social; da transparência; da democratização do orçamento municipal; do fortalecimento do Estado Democrático e garantidor de direitos, e do antifisiologismo.

II. Recife Rochedo: As dimensões abordadas foram: habitação; uso de espaços públicos; planejamento urbano; mobilidade; acessibilidade; manutenção urbana; combate à especulação imobiliária e utilização do patrimônio edificado.

III. Recife Massa: Neste eixo, a consulta abordou as dimensões da prevenção à violência; gênero, sexualidades e afetividades; anticapacitismo; antirracismo; antiproibicionismo; assistência social; comunicação, educação, saúde e cultura.

IV. Recife Gerando: Foram dimensões trabalhadas neste eixo: direito ao trabalho; bem viver; economia solidária; territórios tradicionais; meio ambiente, economia feminista, e agroecologia.

No lançamento do documento, o evento ao vivo contará com a presença de pré-candidaturas, organizações da sociedade civil e parlamentares do PSOL na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Ivan Moraes e Juntas co-deputadas. Dentre as pré-candidaturas confirmadas, estão Daniel Uchoa, Beloto, Ivan Moraes, Dani Portela e Pedro Stilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário