sábado, 9 de maio de 2020

Sistema de processos extrajudiciais alcança 98% de implantação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começou a operar, ainda em fevereiro, com o processo extrajudicial eletrônico, implementado pelo Sistema Integrado do Ministério Público (SIM). Nesse período, mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o MPPE deu continuidade ao processo de implementação estando, hoje, com 98% das unidades ministeriais operando com o SIM. Gerando um enorme ganho de celeridade na tramitação de processos, gerando economia de recursos financeiros, além da melhoria da logística de transporte de procedimentos e diminuição da necessidade de espaço físico para arquivamento.

O SIM tem proporcionado uma maior transparência na atuação ministerial, uma vez que permite a qualquer pessoa possa acompanhar o andamento dos autos que não estejam sob sigilo, viabilizando, ainda, a comunicação dos órgão de execução com os da administração superior, como com o Conselho do Ministério Público (CSMP) e Corregedoria-geral do Ministério Público (CGMP). “Continuamos a implementação, mesmo no período de pandemia e, hoje, na percebemos um grande ganho de produtividade entre os membros do Ministério Público, pois a tramitação ocorre de forma muito rápida e completamente automatizada. Com ele é possível trabalhar onde estiver, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana”, disse o secretário de Tecnologia e Inovação do MPPE, Antônio Rolemberg.

A Secretaria de Tecnologia e Inovação do MPPE organizou uma estrutura de logística para que a implementação da ferramenta ocorresse em todo o Estado. “O SIM ele é um Sistema que foi implementado no Ministério Público do Rio Grande do Sul e, foi nos cedido gratuitamente, e desde a sua implantação lá no Rio Grande do Sul, eles vêm experimentando uma série de ganhos. Com ele os papéis que tramitam em uma promotoria, passaram a ser, agora, eletrônicos”, complementou Rolemberg.

Ainda segundo ele, o próximo passo é realizar uma atualização para que se inicie o funcionamento do SIM Judicial, além do funcionamento dos módulos: eleitoral, criminal e cível. “Estamos trabalhando com a interligação do sistema com outros como o Tribunal de Justiça de Pernambuco e também com o SEI para que a tramitação de documentos entre outros órgão seja realizada por dentro do SIM”, finalizou Rolemberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário