sábado, 9 de maio de 2020

Fomento à bioeconomia é tema de reunião com Semagro/MS


Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participaram na última quarta-feira (29) de reunião por videoconferência com membros da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) do Mato Grosso do Sul. O tema foi o fomento à bioeconomia e ações para desenvolver o setor no Brasil.

Segundo coordenador-geral de Bioeconomia do MCTIC, Bruno Nunes, a bioeconomia vai exercer um papel essencial para enfrentar desafios globais como as mudanças climáticas e a demanda por alimentos, e o Brasil possui uma ampla riqueza de recursos.   “Entre as vantagens do Brasil estão a biodiversidade, a pesquisa em agricultura tropical, o pioneirismo em políticas para biocombustíveis, o agronegócio, um setor acadêmico de relevância global e um setor empresarial estruturado”, afirmou.

Nunes também falou sobre o projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio), que visa criar a ambiência para o desenvolvimento de uma estratégia nacional de bioeconomia, aproveitando as oportunidades e superando os desafios existentes. Também representou o ministério a coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Silvana Copceski Stoinski.

Já o titular da Semagro, Jaime Verruck, falou sobre o potencial da biodiversidade no estado. “A utilização sustentável da biodiversidade do estado insere-se na bioeconomia e Mato Grosso do Sul reúne inúmeras vantagens e oportunidades em relação aos demais estados, pois temos a maior biodiversidade do país com 3 biomas e cerca de 40% de áreas nativas ainda, com muitos ativos de grande interesse para a indústria, o comércio e a economia como um todo”, comentou.

Desde 2011, o Mato Grosso do Sul trabalha o tema da bioeconomia e investiu mais de 8 milhões de reais via Finep/MCTIC em projetos de pesquisa na área do mapeamento da biodiversidade e novas fonte de bioenergia. Além disso, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTIC, foi estabelecido um programa de bolsas de níveis médio e superior que contempla 40 estudantes de diversas instituições de ensino e pesquisa do estado que participaram do bate–papo.

O estado ainda criou o projeto “Bioeconomia – Novo Paradigma de Desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”, que tem como objetivo geral desenvolver conhecimentos científicos e tecnológicos que permitam a ampliação e diversificação da matriz econômica de Mato Grosso do Sul. Com os resultados deste projeto pretende-se ampliar as alternativas de fontes e de processos de produção de biocombustíveis, ao mesmo tempo em que o sólido conhecimento da biota favorecerá processos de uso econômico e conservação ambiental sustentável. (Com informações da Semagro/MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário