quinta-feira, 16 de maio de 2019

CURTINHAS

Sem inscrição – Raquel Dodge, atual procuradora geral da República, não se inscreveu para concorrer na lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR). Dois anos atrás, Dodge foi segunda colocada na lista, sendo indicada ao cargo pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). Dez procuradores se inscreveram para concorrer. A falta de inscrição da atual procuradora geral não a impede de disputar a recondução diretamente com o presidente Bolsonaro (PSL), pois a lista da Associação é extraoficial, sem previsão na Constituição Federal. Dentre os inscritos na disputa do Ministério Público Federal, o procurador José Robalinho Cavalcanti, filho do médico e ex-secretário estadual de Saúde (no Governo Jarbas Vasconcelos), Guilherme Robalinho.

Homenagem – “Ocorreu um mal-entendido por parte de quem passou a informação sobre o veto ao nome do ex-prefeito Ettore Labanca para uma clínica em São Lourenço da Mata. O referido vereador quer se promover em cima da memória do ex-prefeito, a quem, apesar das divergências políticas, respeito. Não podemos nomear de Ettore Labanca o equipamento em questão simplesmente porque já há outro homenageado para a clínica previamente escolhido. Ressalto que outras obras virão na nossa cidade para que possamos prestar uma justa homenagem ao ex-prefeito.”, afirmou o prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira.

Anfitrião – O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) foi o anfitrião do empresário João Carlos Paes Mendonça no Congresso Nacional, que em sessão solene nesta quarta-feira homenageou o centenário do Jornal do Commércio. Foi no gabinete do senador pernambucano que o empresário ficou durante boa parte da manhã. Política e a economia do País estiveram na pauta da conversa. À noite, Jarbas ofereceu a João Carlos um jantar em sua residência.

Michele Collins – A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara dos Vereadores, presidida pela Vereadora Michele Collins (PP) visita, a convite do Movimento Nacional de Luta por Moradias (MNLM), nesta quinta-feira (16), às 16h, algumas comunidades do Recife. O grupo irá acompanhar a situação das palafitas e de questões relacionadas a moradia.

RÁPIDAS

Agressivo – Diferentemente de alguns parlamentares que adotaram um tom ameno na ida do ministro da Educação Abraham Weintraub à Câmara dos Deputados, o deputado federal Danilo Cabral adotou uma postura muito ríspida em relação ao ministro, que transpareceu ser um problema pessoal com o comandante do MEC. Pegou muito mal a forma como Danilo abordou o ministro, sendo criticado pelos próprios colegas.

Recursos – O governador Paulo Câmara anunciou o aumento de 26% no custeio da Universidade de Pernambuco em relação a 2018. Com a medida, a UPE contará com R$ 27,2 milhões. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que aconteceram manifestações em todo o Brasil contra o contingenciamento de recursos nas Universidades Federais.

Inocente quer saber – Como é feita a conta que sem a reforma da Previdência dá para garantir recursos para a educação sem contingenciamento?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário