segunda-feira, 8 de abril de 2019

Memorial de Frei Damião segue em ritmo de obras


Pedro Augusto

No intuito de atender melhor os visitantes, o Memorial de Frei Damião, às margens da BR-104, em Caruaru, vem passando por obras desde o segundo semestre do ano passado. Enquanto não capta os recursos financeiros necessários para dotar o espaço de um verdadeiro complexo composto por museu, templo, estacionamento e outros atrativos, a Igreja Católica tem se redobrado para as instalações de equipamentos importantes em prol do bem-estar dos fiéis. Em visita ao Santuário, na manhã da última segunda-feira (1º), a reportagem VANGUARDA esteve acompanhando as modificações que vêm ocorrendo por lá. Neste momento, uma igreja de porte menor e um dormitório estão sendo construídos graças às doações de centenas de pessoas.

De acordo com o frei Jociel Gomes, que é reitor do memorial, as implantações que têm sido feitas se fazem necessárias para expandir o bom andamento do local. “Estamos construindo essa moradia para os frades justamente para intensificarmos a nossa presença no local. Na medida em que haja uma quantidade maior de freis, a tendência é de que qualifiquemos ainda mais as nossas prestações de serviço. Em relação à igreja, ela está sendo erguida como a primeira, ou seja, enquanto a segunda e a maior não é implantada, para oferecer um espaço mais digno de celebrações a todos os fiéis. Haja vista que ao longo dos últimos anos, a frequência de visitantes tem crescido de forma substancial”, afirmou.

O Memorial de Frei Damião ganhou “corpo” em Caruaru em meados de 2003. Na época, uma devota do frei capuchinho fez a doação do terreno que abrange 40 hectares. Instalações no local só foram percebidas dez anos depois, com destaque para o galpão, onde celebrações passaram a ser desenvolvidas. Após um pequeno intervalo de quatro anos, maiores investimentos foram observados com a vigoração da reitoria do frei Jociel. “Na oportunidade, isso em 2017, conseguimos fazer melhorias nesse galpão com o fechamento de uma de suas laterais e a implantação de bancos. Além disso, o espaço também passou a contar com uma estátua do frei, bem como ganhou um nicho de Nossa Senhora das Graças. Portões, pinturas e cercados ainda foram instalados”, acrescentou frei Jociel.

Sabedora da devoção reoxigenante, principalmente por parte dos nordestinos, a Igreja Católica de Pernambuco encontra-se imbuída também de dotar o Santuário de Frei Damião de uma estrutura física ainda melhor. “O projeto elaborado pelo padre Silvano Onofre contempla o local com templo, museu, estátua, estacionamento, baterias de banheiro e praça de alimentação. As dificuldades de ordem financeira são muito grandes, mas a luta continua para conseguirmos viabilizá-lo. Tão logo concluirmos as duas obras que se encontram em andamento, ou seja, a primeira igreja e a moradia dos frades, voltaremos as nossas atenções para erguermos a estátua maior”, destacou frei Jociel.

Para isso, a Igreja vai tentar atrair recursos tanto da rede pública como da iniciativa privada. “Essa estátua maior, por exemplo, representará um grande atrativo para fiéis de todo o país. Sendo assim, estamos estudando a possibilidade de captarmos dinheiro da Lei Rouanet, haja vista que ela será um monumento que irá recordar frei Damião, essa figura que se encontra no imaginário popular. Em contrapartida, permaneceremos recorrendo à iniciativa privada com a atração de doações, tanto de ordem financeira como de repasse de materiais de construção. Precisamos continuar contando com a ajuda do povo para expandirmos esse local tão importante”, complementou.

Para ele, o memorial, não só tem servido para garantir vivas as lições deixadas pelo frei capuchinho, mas também vem proporcionando impulsos na economia da cidade. “Frei Damião é conhecido não só no Brasil, mas também no exterior, por conta disso, o nosso espaço tem recebido a visita de fiéis de diversos lugares do mundo. Na medida em que conseguirmos dotar o memorial de uma infraestrutura melhor, inclusive com o armazenamento dos restos mortais do frei, não temos dúvidas de que o mesmo contribuirá bastante para com o desenvolvimento do turismo religioso na cidade”, finalizou frei Jociel.

Interessados em contribuir para com o andamento das obras do Memorial de Frei Damião podem entrar em contato pelo telefone (81) 3721-3731 e pelo e-mail jjcordel@gmail.com. Depósitos e transferências bancárias também podem ser feitas para a conta da Caixa Econômica: 2116-7, agência: 0051 e operação: 003. Os freis Jociel e Lopes também se encontram a postos na Igreja Sagrado Coração de Jesus (Convento), no Bairro Divinópolis, para receber doações. Em paralelo, o memorial está aberto para visitações durante todos os dias da semana, com celebrações eucarísticas aos domingos.

VENERÁVEL

De acordo com o postulador da causa, frei Jociel, Damião de Bozzano encontra-se bastante próximo de ser declarado Venerável pela Santa Sé. A comissão de bispos e cardeais que analisava o dossiê chamado de “Positio”, enviado pela Arquidiocese de Olinda e Recife ao Vaticano, desde 2012, foi favorável ao prosseguimento do processo de beatificação. “Essa comissão concluiu que frei Damião viveu em grau heróico às virtudes cristãs. O mais importante desse parecer foi porque com ele, juntamente com o parecer do ano passado, é que o papa Francisco tem como assinar o decreto”, explicou frei Jociel.

A expectativa é de que a assinatura do título de Venerável deva ocorrer ainda neste primeiro semestre. “O processo de beatificação e canonização tem duas etapas: a diocesana, onde são feitas escutas às testemunhas e recolhidas várias documentações; e a romana, que consiste na apreciação de todas as provas por comissões do Vaticano. O processo diocesano começou em 2003. Já o romano teve início em 2012. Dentro desses ritos, o postulante a beato e santo vai recebendo reconhecimentos. Damião de Bozzano, que já havia sido elevado a “servo de Deus”, passará agora a Venerável”, finalizou o frei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário