quarta-feira, 3 de abril de 2019

André Ferreira defende maior apoio do Estado às famílias de pessoas com transtorno do espectro autista


Líder do PSC na Câmara Federal, o deputado André Ferreira destacou, nesta terça-feira (2), na sessão solene pelo Dia Mundial do Autismo., promovida pela Casa, a importância do apoio do Estado para que as pessoas com transtorno do espectro autista, sempre com o apoio da família, possam desenvolver ao máximo as capacidades a fim de que cresça com o máximo de autonomia.

Lembrando que o PSC tem como diretriz a valorização da família, ele lembrou os altos custos do tratamento ao longo da vida, levando-se em conta a educação especial e os serviços médicos. Acrescentou que, com isso, há perda na renda da família, pois os pais e mães têm que dar uma maior atenção aos filhos, reduzindo, consequentemente, as horas de trabalho.

“Por isso é essencial a implementação de políticas públicas que objetivem o amparo às famílias que tenham membros diagnosticados com transtorno do espectro Autista”, afirmou o líder do PSC na Câmara.

Em seu discurso, André Ferreira citou o relato de Nataly Pessoa, 28 anos, redatora do blog Espaço Autista. No depoimento, ela falou da alegria ao saber, na sala de aula da faculdade, que havia passado em um concurso público. Isso a encorajou a contar para a sua turma a descoberta que fez três anos antes, que era autista.

 O líder do PSC na Casa lembrou, em seguida, que há muitas perguntas ainda sem respostas sobre o autismo.

“O conhecimento disponível sobre esse transtorno deve ser amplamente difundido. Os pais de crianças autistas são ávidos de informações corretas e seguras sobre o que o diagnóstico significa. É importante que as famílias tenham absoluto conhecimento do transtorno a fim de estarem capacitadas a propiciar condições de desenvolvimento pleno para seus entes queridos”, citou.

André também destacou que é importante que os pais de crianças e adolescentes que convivam com pessoas autistas tenham conhecimento e orientem seus filhos sobre a síndrome e os ensinem a não excluir os colegas.

“Torcemos para que haja cada vez mais informação a respeito e menos ignorância e preconceito.”, finalizou André Ferreira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário