quinta-feira, 14 de março de 2019

Missão Antártica: Voz e vídeo pela primeira vez em 37 anos

A primeira videoconferência do PROANTAR, o Programa Antártico Brasileiro, aconteceu no final da tarde do dia 11 de março na EACF- Estação Antártica 


 O Ministro Marcos Pontes durante videoconferência

O presidente Jair Bolsonaro falando de Brasília, o ministro e astronauta Marcos Pontes, de Houston/EUA e os ministros Onyx Lorenzoni, Ricardo Lessa, Wagner Rosário, além de membros da frente parlamentar mista de apoio ao PROANTAR, direto do Continente Antártico, conversaram ao vivo e inauguraram a nova base de telecomunicações. 

A ampliação e a modernização do sistema de telecomunicações foram possíveis graças a intermediação do MCTIC através da Anatel, para a renovação do acordo entre Marinha e Oi, criado em 2006 e prorrogado em 2018 por mais cinco anos. 

Com vinte vezes mais capacidade de transmissão de dados, agora a rede móvel 4G permite a transmissão de imagens de pesquisas e informações científicas que incluem observações atmosféricas que podem reduzir as consequências de eventos meteorológicos severos no Brasil.  As pesquisas na Antártica permitem melhores previsões de tempo, que impactam diretamente a agricultura e a economia no Brasil, por exemplo.

“A Antártica é muito importante para nós.  Parabéns aos homens e mulheres do Brasil, civis e militares, pelo patriotismo, pela perseverança e pela garra. Se não fosse a determinação dos pesquisadores com o apoio do MCTIC, Marinha do Brasil e Força Aérea nós não teríamos atingido esse grau de conhecimento, ” afirmou o presidente Bolsonaro.

Nos últimos 4 anos cerca de 300 pesquisadores participaram do PROANTAR. A nova instalação também vai atenuar o isolamento dos cientistas e pesquisadores que passam a maior parte do ano longe de suas famílias. Só quem já passou por alguma dificuldade de comunicação sabe como é importante ouvir, ver e ter notícias de pessoas com laços afetivos.

“Vivi essa experiência indo para o espaço. É fundamental o pesquisador ter a possibilidade de se comunicar com suas bases e também com a família, isso é muito importante para o psicossocial de quem passa longos períodos fora de casa, ” ratifica o ministro do MCTIC.

Marcos Pontes também aproveitou para anunciar a continuidade do Criosfera, o laboratório científico que fica a 2.491 quilômetros ao sul da Estação Antártica Comandante Ferraz. O Crio 1 foi instalado em 2012, usa apenas o sol e o vento para suprir toda a energia necessária aos equipamentos de pesquisa química atmosférica e instrumentação meteorológica ao longo de verões e invernos antárticos. Opera de forma autônoma, enviando dados por satélite para o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

“Quero anunciar os estudos para a implantação do Criosfera 2.  Os dados apurados no interior da Antártica são de extrema relevância científica e continuarão trazendo benefícios para a sociedade brasileira, ” afirmou na videoconferência.

O módulo Criosfera 2 já está pronto na cidade de Porto Alegre e será muito útil para pesquisas nas áreas de geologia, geofísica, climatologia e glaciologia.

Inauguração da nova EACF

A inauguração da nova estação está prevista para janeiro de 2020.

As obras tiveram início no verão de 2015/2016, possui uma área em torno de 4.500 metros quadrados e está sendo construída no mesmo local ocupado pela estação anterior (destruída por um incêndio em 2012 que matou dois militares brasileiros). (Do MCTIC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário