sábado, 6 de outubro de 2018

CURTINHAS

Augusto Coutinho – No exercício do segundo mandato na Câmara dos Deputados, Augusto Coutinho deverá renovar seu mandato como deputado federal. Concretizando-se sua vitória, Augusto consolidará sua atuação em Brasília e confirmará a sua relevância na política pernambucana, pois é um político sério, respeitado e que circula muito bem em Pernambuco e na capital federal.

Jarbas Vasconcelos – Caso se confirme a sua vitória para o Senado, Jarbas Vasconcelos se consolidará como o político mais vitorioso em disputas majoritárias de Pernambuco. Ele disputou o Senado em 1978, a prefeitura do Recife em 1985 e 1992, o governo em 1990, 1998, 2002 e 2010 e novamente o Senado em 2006 e 2018, foram cinco vitórias e três derrotas, podendo chegar ao hexa neste domingo.

Números – Entre 1970 e 2018 são 48 anos de vida pública de Jarbas Vasconcelos no exercício de mandatos. Nestes 48 anos, Jarbas ficou sem mandato apenas entre 1979 e 1982, entre 1989 e 1992 e nove meses de 2006, pouco mais de oito anos. Os outros 40 anos foram no exercício de mandatos eletivos conferidos pelo povo de Pernambuco. Os números de Jarbas são realmente impressionantes.

Edilene Gomes – Despontando como uma grande força na Mata Sul e na Região Metropolitana, Edilene está sendo apontada como uma das mulheres mais cotadas para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ela é candidata pelo PRP e disputa com Paulinho Tomé a vaga que o partido deverá eleger neste domingo.

Protagonismo – Caso seja confirmada a vitória de Paulo Câmara neste domingo, o grupo político mais forte para assumir o protagonismo na oposição é o liderado pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. Governando a segunda maior cidade de Pernambuco, os Ferreiras elegerão neste domingo um deputado federal e um deputado estadual com grandes chances de figurarem entre os três mais votados do pleito.

Juliana de Chaparral – Candidata a deputada estadual pelo Patriota, Juliana de Chaparral conquistou importantes apoios no agreste e chega na véspera da eleição com perspectiva de passar dos 30 mil votos. Ela é candidata a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo Patriota.

Fabinho Lisandro – Candidato a deputado estadual pelo PSC, Fabinho Lisandro deverá sair majoritário de Salgueiro neste domingo, e com o volume de apoios que conquistou em várias regiões do estado, a expectativa é que ele possa atingir 30 mil votos e ser um dos seis deputados estaduais eleitos pelo seu partido.

RÁPIDAS

Desperdício – Na hipótese de se confirmar a vitória de Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa para o Senado, Pernambuco perderá três importantes deputados federais no Congresso Nacional. Bruno Araújo, Silvio Costa e Mendonça Filho tiveram grande protagonismo em Brasília no exercício de seus mandatos e farão muita falta na representação de Pernambuco na Câmara dos Deputados.

Terceiro – Se as pesquisas forem confirmadas e Paulo Câmara vencer a eleição neste domingo, ele será o terceiro governador reeleito em Pernambuco. Desde que a reeleição foi instituída em 1998, apenas Miguel Arraes, eleito em 1994, não conseguiu renovar seu mandato. Jarbas Vasconcelos em 2002 e Eduardo Campos em 2010 tentaram a reeleição e foram vitoriosos com expressivas votações.

Inocente quer saber – Se tivesse se associado a Jair Bolsonaro, Armando Monteiro teria melhores chances nas eleições deste ano?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário