Favoritos – Na disputa por até seis vagas na chapa do PSC para deputado estadual despontam como favoritos Manoel Ferreira, Guilherme Uchoa Junior, Wanderson Florêncio, Debora Serafim e Diogo Prado, e pela sexta vaga surgem como nomes com boas chances de vitória Rodrigo Gomes, Sérgio Leite, Clarissa Tercio, Eduardo Chera, Antonio Fernando e Marcos Di Bria.
Bruno Araújo – Candidato a senador, Bruno Araújo está apresentando um guia eleitoral que tem sido bastante elogiado no meio político, além disso ele tem contado com importantes apoios de prefeitos e lideranças políticas de todo o estado. Último a entrar na disputa, Bruno espera surgir com números ainda melhores para encostar no primeiro pelotão que aparece melhor posicionado nos levantamentos para senador.
Luciano Bivar – Candidato de Jair Bolsonaro em Pernambuco para deputado federal, Luciano Bivar poderá ser duplamente beneficiado pelo crescimento do presidenciável nas pesquisas, pois o PSL deverá reforçar os votos de legenda e canalizar parte dos votos dos seus simpatizantes para Bivar, que é o principal nome do partido para a disputa. Na próxima semana ambos estarão juntos em Pernambuco para uma agenda do presidenciável.
Diogo Moraes – Na tentativa do terceiro mandato como deputado estadual, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Diogo Moraes, tem reforçado suas bases para renovar seu mandato com uma expressiva votação. No Recife ele é apoiado pelos vereadores Alcides Teixeira Neto, Natalia de Menudo e Aerto Luna, onde poderá ampliar significativamente seus votos em relação a 2014.
Pesquisas – A expectativa recai para a divulgação da nova rodada de pesquisas do Ibope nesta quarta-feira e do Datafolha na quinta-feira. Ambos apontaram há quinze dias uma vantagem de seis pontos de Paulo Câmara sobre Armando Monteiro. A depender do resultado dos dois levantamentos teremos um quadro mais cristalizado da eleição, se ela será resolvida no primeiro turno ou se haverá uma segunda etapa.
Culpabilidade – A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao negar registro de candidatura ao ex-presidente Lula (PT), poderá ter influência em Pernambuco. O ministro Roberto Barroso, ao votar no TSE, disse que não cabe à Justiça Eleitoral analisar a culpabilidade ou não de um candidato condenado criminalmente em segunda instância pela Justiça comum. Em Pernambuco, o Ministério Público Eleitoral impugnou um candidato a deputado estadual, por o mesmo ter sido condenado em segunda instância, por crime contra a Lei de Licitações. Caso o entendimento do ministro Barroso seja seguido, o registro poderá ser negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
RÁPIDAS
Guia eleitoral – Mesmo sendo tecnicamente inferior ao de Paulo Câmara devido a discrepância de tempo de televisão, o guia eleitoral de Armando Monteiro deu um salto de qualidade considerável em relação a 2014. A comunicação de Armando tanto na televisão e no rádio quanto na internet está com uma melhora substancial, havendo quem afirme que na web ele está se saindo melhor que Paulo Câmara.
Nenhum – Que Betinho Gomes não teria votos para se reeleger já era um sentimento generalizado na classe política, uma vez que ele é um produto fabricado quando o pai tem a prefeitura, porém tem causado surpresa a baixa adesão à candidatura de Elias Gomes para deputado estadual. Elias foi prefeito de Jaboatão dos Guararapes até 2016 deixando a prefeitura com boa avaliação, mas isso não foi suficiente para fazer dele um candidato competitivo. Muitos apostam que ele também não será eleito em outubro.
Inocente quer saber – Humberto Costa crescerá nas próximas pesquisas com sua associação a Lula no guia eleitoral?
Por Edmar Lyra
Nenhum comentário:
Postar um comentário