terça-feira, 20 de março de 2018

Câmara leva a Pactuação de Metas à Mata Norte

A comunidade escolar da Zona da Mata Norte pernambucana recebeu, hoje, mais uma edição da Pactuação de Metas 2018 da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Realizada no município de Timbaúba, a iniciativa contou com a participação do governador Paulo Câmara, que fez questão de acompanhar, também, as atividades dos polos cultural e esportivo da Caravana da Educação. A iniciativa, que teve início na última sexta-feira, em Limoeiro, no Agreste Setentrional, irá contemplar todas as regiões do Estado até o final de maio. O objetivo é aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).

“É muito importante os jovens também terem contato, não apenas com o ensino de sala de aula, mas também com atividades esportivas e culturais, porque isso engrandece a formação. Isso faz com que o jovem tenha mais oportunidades. Em paralelo, ao longo do dia, teremos a pactuação das metas para que toda a região norte continue avançando e melhorando. Ela tem alcançados bons resultados nas últimas medições, mas a gente ainda tem muito o que fazer pela educação de Pernambuco. Com uma educação pública de qualidade, a gente vai garantir às novas gerações oportunidades para que eles possam, através da educação, ganhar o mundo, fazer boas universidades, arrumar bons empregos e serem felizes nas suas cidades. Então, é isso que a gente quer deixar como grande legado para Pernambuco”, destacou o governador Paulo Câmara.

A Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, para que todas conheçam suas metas com foco no IDEPE. O encontro desta terça-feira, contou com a presença de todos os gestores das escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação da Mata Norte. "O grande objetivo da caravana a gente já viu que está se concretizando, que é envolver. Tivemos em Limoeiro, na última sexta, e tivemos um retorno muito positivo. O que antes era uma reunião de pactuação, muito focada numa atividade mais interna com os gestores, agora se transformou em um grande projeto da educação para que a gente possa mobilizar todos e movimentar a nossa educação", avaliou o secretário estadual da Educação, Fred Amâncio.

Já as ações da Caravana foram divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – envolvendo estudantes da rede estadual de Timbaúba e região. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, recitais e atividades de leituras movimentaram os Polos Esportivo e Cultural, na EREM Prof. Antônio Barboza e na ETE Miguel Arraes, respectivamente. As ações destes dois polos aconteceram no período da manhã e, juntos, movimentaram cerca de mil estudantes.

Ainda hoje, a partir das 14h30, também na Escola Técnica Estadual Miguel Arraes, acontecerá o Polo Central. Cerca de 900 estudantes de escolas estaduais de Timbaúba, Carpina, Macaparana, Aliança, Nazaré da Mata, Goiana, Buenos Aires, São Vicente Ferrer e Ferreiros são esperados para a programação do espaço, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Lá, haverá apresentação dos projetos Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

Para o prefeito Ulisses Felinto, a iniciativa veio fortalecer ainda mais o trabalho já desenvolvido em Timbaúba e região, “dando um novo gás aos agentes da educação”. “Esse trabalho que o Governo vem fazendo com a educação do nosso município e de todo o Estado é muito importante. Todos nós sabemos a importância da juventude. E, hoje, com esse mal tão grande que é a droga, quanto mais a gente puder tornar as escolas mais atrativas, mais jovens nós tiramos das ruas. Então, a gente só tem a agradecer o trabalho e a atenção do governador Paulo Câmara e de toda sua equipe", disse.

Acompanharam o governador na visita ao município os secretários estaduais da Casa Civil, Nilton Mota; de Administração, Milton Coelho; o Chefe de Gabinete do Governo, João Campos; além dos prefeitos Bruno Japhet (Ferreiros), Armando Pimentel (Camutanga), Cassiano (Condado), o vice-prefeito de Nazaré da Mata, Pereira do sindicato, e a gerente regional da GRE Mata Norte, Edvânia Arcanjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário