quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

MCTIC, CNPq e Finep liberam recursos para pesquisa no Rio de Janeiro

Ministro Gilberto Kassab assina convênios que apoiam a retomada de projetos científicos em institutos e universidades do RJ. Foto: Ascom/MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações anunciou a retomada de recursos e projetos de pesquisa no estado do Rio de Janeiro em diferentes segmentos, por meio de linhas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Também foram entregues termos de outorgas de bolsas dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) a estudantes e pesquisadores no estado.

O MCTIC e o CNPq firmaram parcerias com a Faperj e o governo do Rio para o financiamento dos 19 INCTs sediados no estado e a implementação de 47 projetos selecionados pelo Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex).

Com restrições orçamentárias e bloqueio de recursos de caixa do governo, o estado do Rio tem enfrentando dificuldades para financiamento de pesquisas científicas. Com isso, institutos e universidades tiveram atividades prejudicadas.

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou que a crise vivida pelo estado nos últimos anos foi a mais aguda da história e prejudicou investimentos do governo. E o estado tem avançado na recomposição de suas contas, por exemplo, na renegociação da dívida com o governo federal, disse.

Para o ministro Gilberto Kassab, “é fundamental o investimento em pesquisa e ciência”, com o apoio de diferentes setores, entes e organizações. E ressaltou que, embora a situação ainda seja “difícil”, restos a pagar do ministério foram pagos, e os anúncios desta quarta-feira no Rio de Janeiro sinalizam superação de crise. Kassab defendeu ainda a necessidade de investimento “a fundo perdido” em projetos de pesquisa científica.

A retomada dos investimentos em pesquisa também foi destacada pelo presidente da Faperj, Ricardo Viveiralves de Castro.

O MCTIC também assinou termo de cooperação credenciando cinco centros de pesquisa no Rio para receber recursos da Finep.

Com o acordo, assinado pelo ministro Gilberto Kassab e o governador Pezão, passam a ser aptos a receber financiamento em pesquisas da Finep e Faperj o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro Brasileiro de Saúde da UFRJ, o Núcleo de Citometria de Fluxo do Hospital Antonio Pedro, o Inmetro e o Departamento de Física da PUC do Rio de Janeiro.

O CBPF e o Centro de Saúde da UFRJ receberão R$ 25 milhões, sendo R$ 17 milhões da Finep e o restante da Faperj.

“Essas diferentes liberações de recursos são importantes, mas não podemos deixar de citar o esforço de entes governamentais junto à academia, o esforço do ministério junto com os órgãos vinculados e do ministro junto à equipe econômica, que permitiu em 2017 a ampliação de recursos disponíveis e o empenho de quase a totalidade do orçamento”, disse o presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo.

“Em 2017, várias atividades de pesquisas e bolsas no Rio de Janeiro puderam ser reativadas por conta desses esforços”, acrescentou. “Por conta disso, entramos em 2018 com uma ‘frequência positiva’ de execução de projetos e recursos.”

Já o presidente em exercício do CNPq, Marcelo Morales, destacou o papel da ciência e tecnologia na economia do estado, por exemplo, na indústria de petróleo e gás, e a importância da retomada de projetos por meio de financiamento e estímulo de pesquisa no Pronex.

Também participaram da cerimônia o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ildeu Moreira, secretários estaduais e outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário