quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Ministro apresenta Internet para Todos a prefeitos do estado do Rio de Janeiro


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresenta nesta quarta-feira (31), no Rio de Janeiro, o programa Internet para Todos a prefeitos do estado. A iniciativa do governo federal tem o objetivo de levar conectividade para milhares de localidades brasileiras no primeiro trimestre deste ano.

A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O equipamento é parte do esforço do governo brasileiro para ampliar o acesso à internet banda larga no Brasil. Lançado ao espaço em maio de 2017, trata-se do primeiro artefato geoestacionário brasileiro de uso civil e militar.

O projeto recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo, por meio de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Defesa. A previsão é que o SGDC seja operacional por 18 anos.

Neste mês de janeiro, o MCTIC abriu o prazo para o credenciamento de empresas interessadas em participar do programa. Elas precisam encaminhar um documento à Secretaria de Telecomunicações (Setel).

Segundo a Portaria nº 7.437/2017, a companhia deve indicar uma localidade, demonstrar capacidade para atendê-la e apresentar propostas de velocidades, cronograma, estimativa de preço, tecnologia e serviço a ser ofertado, além de comprovar que possui os requisitos previstos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a prestação do Serviço de Comunicação Multimídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário