segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Foz do Iguaçu será primeira cidade do Paraná beneficiada pelo Internet para Todos

Ministro lembrou que a conexão do Internet para Todos será fornecida pelo SGDC. Foto: Ascom/MCTIC

O município de Foz do Iguaçu (PR) será um dos primeiros a ser atendido pelo programa Internet para Todos. Ao apresentar a iniciativa a prefeitos do Paraná, na capital Curitiba, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, antecipou que 80 cidades do estado serão beneficiadas na primeira fase da empreitada.

“O Internet para Todos é uma iniciativa extraordinária, que vai beneficiar milhões de brasileiros. A implantação é rápida, imediata e nessa primeira etapa serão reservados 80 municípios ao Paraná. Nós assumimos esse compromisso e o município e Foz do Iguaçu será um dos primeiros a ser beneficiado”, destacou o ministro.

O programa tem o objetivo de conectar milhares de localidades em todo o país sem acesso à rede. Para isso, usará a capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017. Por meio de convênios com os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, a conexão do equipamento também será usada para monitoramento de fronteiras, conexão de escolas públicas, postos de saúde e hospitais.

Para o presidente da Associação de Municípios Paranaenses e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Henrique Micheletto, o Internet para Todos representa modernização. “O governo federal vem trazer para nós hoje essa inovação. O Internet para Todos beneficiará os pontos críticos, onde não há conectividade. É algo que vem pra inovar, fazer a gestão pública ser mais rápida, transparente e melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

Credenciamento

Nas próximas semanas, os municípios poderão se credenciar para participar do programa. Para isso, os prefeitos deverão encaminhar um ofício ao MCTIC solicitando a adesão à iniciativa, com um telefone e e-mail para contato. A partir desse documento, a pasta vai enviar às cidades um modelo de termo de adesão, que deverá ser preenchido com a indicação das localidades a serem atendidas. Esse termo também define as obrigações do município, como a garantia da infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão e a aprovação pelas Câmaras Municipais da dispensa da cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário