sábado, 20 de janeiro de 2018

BIESP no combate à criminalidade em Caruaru e no Agreste Central


Atuando de forma intensa e integrada no combate a assaltos, tráfico de drogas, porte ilegal e desarticulação de grupos de extermínio, o 1° Batalhão Integrado Especializado de Policialmente (BIESP), inaugurado em novembro de 2017, vem trabalhando para a queda dos números de crimes em Caruaru e no Agreste Central.

As ações desencadeadas pela Unidade, nos últimos dois meses, resultaram na recuperação de 60 veículos, na apreensão de 14 armas de fogo e 02 brancas, e na apreensão de 8 quilos e 95 gramas de drogas. Além de 119 pontos de drogas debelados e 83 prisões por crimes diversos.

Os resultados dessas ações já são constatados nos números. Na cidade de Caruaru, houve uma diminuição nos números de homicídios no último trimestre de 2017 (-15% em novembro e -22% em dezembro), se comparado ao mesmo período de 2016.

O levantamento também apontou queda dos Crimes contra o Patrimônio (CVPs), ocorridos na cidade, no mesmo período comparativo de 2017/2016, sendo -37% em novembro e -30% em dezembro.

Os números de furtos também diminuíram no último bimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. Houve redução de 16% em novembro e 23% em dezembro. Ao todo, o ano de 2017 também apresentou números inferiores aos do ano de 2016, apresentando redução de 3%.

Para o Major PM Flávio Carneiro, do BIESP, o impacto das ações do Batalhão para Caruaru e Agreste Central foi extremamente positivo. “Quando chegamos à região, ela vinha apresentando elevados índices de CVLI e CVP, e uma sensação de medo por parte da população. Hoje temos uma realidade totalmente diferente. Os índices de violência despencaram, e em alguns bairros a redução de CVP passou dos 90%”, afirmou. E acrescentou: “O mais gratificante para nós é ouvir os constantes elogios por parte da população. Ouvimos relatos de moradores que demonstram segurança com a nossa presença”.

Com sede em Caruaru, o BIESP conta com 300 homens e mulheres divididos em quatros companhias formadas por unidades especializadas, que incluem efetivos das Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), Radiopatrulha, BPChoque, CIPCães e Policiamento de Trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário