domingo, 26 de novembro de 2017

Professores expõem atividades e recebem a última formação do ano pela Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe


Aconteceu neste sábado (25), no Centro de Educação Infantil, um conjunto de atividades que reuniu todos os professores da rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Foram exposições de projetos trabalhados e vivenciados no ano de 2017, apresentações culturais, e preparação pedagógica através do I Seminário de Educação integrada.

Esse foi o último encontro do ano, onde os professores do Ensino Infantil e Fundamental puderam apresentar e explicar seus projetos e temas para os outros educadores, em uma troca de ideias e de conhecimentos com a finalidade de contribuir com a didática utilizada sala de aula.

As escolas Orlandina Arruda Aragão e Vereador Ciriaco Ramos de Lima, por exemplo, trabalharam um tema em comum, a Consciência Negra. Para o professor Hélio Charles, o assunto deve ser mais trabalhado na sala de aula para que haja um respeito mútuo entre os jovens.

“Decidimos usar esse tema pela necessidade dele poder ser mais explorado no dia a dia dos jovens. A problemática é muito pouco trabalhado em casa, o que acaba gerando preconceitos e  um racismo inconsciente. Com isso, tentamos mostrar ao máximo da cultura africana para que os alunos além de conhecerem, respeitem suas particularidades e costumes” acrescenta Hélio.

Já na Escola Evangélica, o tema foi “A arte da reciclagem”. De acordo com a professora Rosilene Maria, o intuito foi mostrar um melhor destino para aquilo que seria descartado, trabalhando com cds usados, garrafas pets, e caixas de leite e sapato.

“As pessoas não aproveitam os recursos que possuem, e acabam descartando e jogando em lugares inadequados o lixo consumido. Precisamos trabalhar essa problemática nas escolas para que as crianças criem esse hábito de cuidar do meio ambiente e passem esse cuidado para os seus pais”, frisou Rosilene.

Além da exposição dos trabalhos, aconteceu apresentações culturais realizadas pelos alunos do Projeto Mais Educação da escola Professora Orlandina Arruda Aragão, do Centro Educacional, e de tantas outras escolas. O Centro de Educação Infantil em sua apresentação, trabalhou com o tema “Criança não trabalha, criança dá trabalho”.

Após as apresentações, o palco deu espaço para o I Seminário da Educação Integrada com o tema “Em um caminho de possibilidades sempre encontraremos experiências exitosas” realizado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) juntamente com a Secretaria de Educação.

O PNAIC é um compromisso assumido pelo Governo Federal, Distrito Federal, e pelos estados e municípios que possuem o intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

É importante lembrar que, mensalmente, os professores da rede municipal passaram por formações com técnicos especializados com diversos temas que foram essenciais para o melhoramento de seu desempenho na sala de aula com os alunos. Essa formação foi ministrada pela equipe de Secretaria do Estado, e pela Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe juntamente com a equipe do Alfabetizar com Sucesso da Gerência Regional de Educação (GRE).

Para encerrar, o secretário de educação, Joselito Pedro, agradeceu o trabalho realizado durante o ano de 2017 pela equipe de educação do município. “Em nome de Claudenice Dias e Fátima Neves parabenizo toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo trabalho que vem sendo realizado nas escolas. Os professores também estão de parabéns, são dignos de aplausos, é através deles que a escola acontece de fato. Agradeço às equipes técnicas da Secretaria Estadual de Educação e da GRE, que nos deram todo apoio nas formações pedagógicas com nossos professores. Nós temos avançado muito na Educação e esse êxito atribuo a todos vocês”, disse Joselito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário