sábado, 18 de novembro de 2017

Ministro fortalece cooperação com a Argentina em nanotecnologia


Ministro Gilberto Kassab se reuniu com seu colega da Argentina, Lino Barañao, em Buenos Aires. Fonte: Ascom/MCTIC

Em visita oficial a Buenos Aires, nesta quarta-feira (15), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, se reuniu com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, para intensificar a cooperação nas áreas de nanotecnologia, com o Centro Brasileiro-Argentino de Nanotecnologia (CBAN); e no trabalho com a Finep para o lançamento, em breve, de chamada pública para projetos conjuntos de inovação. Os ministros também discutiram a parceria na implementação do Instituto Latino-Americano de Física de Astroparticulas, que também tem a participação do Chile.

Na reunião, Kassab foi acompanhado de comitiva composta pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson Andrade; o presidente da Finep, Marcos Cintra; o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ronald Shellard; e o coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras do MCTIC, Leandro Berti.

A viagem de Kassab retribui visita do ministro Barañao ao Brasil, em agosto deste ano, quando foi anunciada a retomada das atividades do CBAN. Na ocasião, foi assinado acordo entre Brasil e Argentina, por meio da Finep, que fortalece a cooperação científica com o lançamento de chamadas públicas conjuntas e o intercâmbio de pesquisadores e estudantes.

“Mais do que retribuir a gentil visita do ministro Barañao, quero registrar a importância de nossa parceria e intensificar a cooperação nas diferentes áreas de pesquisa e desenvolvimento”, afirmou Kassab.

Outro marco das relações bilaterais é o Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), que já apoiou 150 projetos de pesquisa nos últimos 30 anos. Ao todo, 5.500 pesquisadores já foram capacitados pelo CBAB. Os editais para cursos e projetos de pesquisa são lançados simultaneamente nos dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário