quinta-feira, 6 de julho de 2017

Estudantes fazem palestras e panfletagens em escolas e comércio da cidade

Você sabia que apenas uma pilha ou bateria pode contaminar 20 mil litros de água e passar cerca de 500 anos para se decompor? Pensando nisso, seis estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) José Humberto de Moura Cavalcanti, localizada em Limoeiro, criaram o projeto “Bote pilha nesse projeto”, que em apenas 20 dias já recolheu aproximadamente 37 quilos de pilha.

Feitos com garrafas PETs, os papa-pilhas tem um formato de labirinto, o que os tornam mais atraente e chamam atenção das crianças e adolescentes. São oito labirintos distribuídos em escolas e associações comerciais e para divulgação da campanha, estudantes e professores realizaram panfletagens e palestras nas escolas. Os papa-pilhas foram idealizados para cumprir o desafio proposto pelo Torneio Virtual de Ciências, realizado pelo Espaço Ciência de Pernambuco.

Mostrando a importância do descarte correto das pilhas e baterias, a professora Elen Carolina Costa, responsável pelo projeto, informou aos seus estudantes sobre o mal que faz ao meio ambiente os metais pesados que contém esses objetos. “Eles ficaram abismados com o tamanho do estrago feito apenas por uma pilha jogada no meio ambiente e entraram de cabeça na nossa campanha”, fala.

Os idealizadores da campanha pretendem distribuir papa-pilhas em todas as escolas municipais e estaduais do município. Após a coleta, o material será encaminhado para o local onde será feita a reciclagem.  “Foi uma experiência muito interessante ter a oportunidade de poder fazer algo que faz a diferença, que é simples, importante e muito satisfatório”, diz o estudante Joaquim Sirino Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário