quarta-feira, 28 de junho de 2017

Nicolau Dino poderá substituir Janot na Procuradoria Geral da República

O maranhense Nicolau Dino, irmão do governador Flávio Dino (PCdoB), foi o candidato mais votado na eleição realizada nesta terça-feira (27) pela Associação Nacional de Procuradores da República para a escolha do sucessor do procurador geral Rodrigo Janot.

Dino, que é vice-procurador geral eleitoral, obteve 621 votos. O segundo mais votado foi a procuradora Raquel Dodge (com 587 votos) e, o terceiro, o procurador Mário Bonsaglia com 564 votos.

A lista tríplice será encaminhada ao presidente Michel Temer para a escolha de um deles à sucessão de Rodrigo Janot. Mas, de acordo com a Constituição, o presidente não está obrigado a escolher um desses três. Ele pode nomear qualquer um, desde que seja procurador da República.

No entanto, desde a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da República têm nomeado o candidato mais votado.

Após ser nomeado pelo presidente, o novo procurador passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado antes de ter o nome aprovado pelo plenário.

Concorreram ao cargo de Janot os procuradores Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago de Brito Pereira, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Luiz Bonsaglia, Nicolau Dino de Castro e Costa Neto, Raquel Elias Ferreira Dodge e Sandra Verônica Cureau.

Para o presidente da Associação, José Robalinho Cavalcanti, que é pernambucano, o presidente da República deverá respeitar a lista tríplice, escolhendo um dos três para o cargo de procurador geral. 

Por Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário