quinta-feira, 22 de junho de 2017

Helio dos Terrenos lidera com folga em Belo Jardim


Se a eleição suplementar para prefeito de Belo Jardim, no Agreste, a 187 km do Recife, fosse hoje, o candidato do PTB, Hélio dos Terrenos, seria eleito com folga. Segundo pesquisa do Instituto Opinião encomendada com exclusividade por este Blog, o trabalhista teria 40,5% dos votos contra 24,3% do candidato do PSB, o ex-prefeito Luiz Carlos, apoiado pelo ex-prefeito João Mendonça (PSB). Em terceiro lugar, com 11,3%, aparece o candidato do PV, Gilvandro Estrela, atual prefeito em exercício, apoiado pelo grupo do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM). Brancos e Nulos somam 9% e indecisos chegam a 14,9%.

Na espontânea, modelo no qual o entrevistado é obrigado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio da cartela com todos os postulantes, Hélio também aparece na frente, com 33,5%, seguido de Luiz Carlos, com 18,3% e Gilvandro Estrela em último, com 6,5%. Os indecisos sobem para 34,7% e brancos e nulos seriam 6,5%. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 18 deste mês, sendo aplicados 400 questionários. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Quando forçado a responder apenas a pergunta quem vai vencer a eleição, 43,5% dos entrevistados apontaram o candidato do PTB, Hélio dos Terrenos, enquanto 24,3% disseram que seria Luiz Carlos. Apenas 5% afirmaram que Gilvandro Estrela seria o vitorioso. Entre os que foram pesquisados, 27,2% disseram que não sabiam responder ou se negaram a dar opinião.

No quesito rejeição, Luiz Carlos aparece com a maior porcentagem. Dos entrevistados, 37,3% disseram que não votariam nele de forma alguma. Em segundo lugar ficou Hélio dos Terrenos, com 17%. Gilvandro Estrela é o menos rejeitado, com 12,3%. Ainda entre os entrevistados, 8,3%, afirmaram que rejeitam todos os postulantes e 25,1% não rejeitam nenhum.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 18 deste mês, sendo aplicados 400 questionários nas seguintes localidades: Água Fria, Barragem, Batinga, Bela Vista, Boa Vista, Bom Conselho, Centro, COHAB I, II e III, Floresta, Frei Damião, Lagoa da Chave, Maria Cristina, Ponte Nova, Pontilhão, Santo Antônio, São Pedro, Serra do Vento, Tambor, Tancredo Neves, Tereza Mendonça, Viana Moura, Vila Sabiá, Vila Socorro, Volta do Rio e Xucuru.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PE-08990/2017.

Estratificando o levantamento, Hélio tem seus maiores percentuais de intenção de voto entre os eleitores com grau de instrução da 6ª a 9ª série (44,3%), entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (43,3%) e entre os eleitores com renda familiar com apenas um salário mínimo (42,6%). Suas menores taxas se situam entre os eleitores com grau de instrução superior (33,3%), entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (34.6%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (36,7%). Por sexo, 46% dos seus eleitores são homens e 35,5%, mulheres.

Já os melhores percentuais de Luiz Carlos (PSB) aparecem entre os eleitores com grau de instrução superior (35,9%), entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (25,9%) e entre os eleitores na faixa etária entre 35 a 44 anos (29,5%). Os menores índices se situam entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (19,2%), entre os eleitores com renda de apenas um salário (21,3%) e entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (22,6%). Por sexo, 27,5% dos seus eleitores são homens e 21,3%, mulheres.

Por último, o candidato do PV, Gilvandro Estrela, tem seus maiores percentuais entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (13,7%), entre os eleitores com grau de instrução do 6º ao 9º ano (13,6%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (12,9%). Já as menores taxas se situam entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (8,2%), entre os eleitores com grau de instrução apenas médio (9,5%) e entre os eleitores com renda familiar de até dois salários (9,6%). Por sexo, seu maior eleitorado é feminino: 14,2% e entre os homens ele tem apenas 7,9%.

Blog do Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário