quinta-feira, 22 de junho de 2017

Governo do Estado investe 38 milhões no abastecimento d’água de Vitória

O governador Paulo Câmara esteve em Vitória de Santo Antão nesta quarta-feira (21) para inaugurar a ampliação do sistema de abastecimento d’água do município, a partir da barragem Tapacurá.

Para a execução das obras e aquisição do material utilizado, foram gastos pela Compesa R$ 38 milhões. Os recursos foram fruto de uma parceria entre o Governo de Pernambuco, a Compesa, o Ministério da Integração e o Banco Mundial.

Segundo o governador, o novo sistema irá proporcionar à população a redução do racionamento e uma melhor qualidade da água que é consumida pela população.

“Nós vamos continuar fazendo os ajustes necessários para que, efetivamente, possamos comemorar, em breve, o fim do racionamento em Vitória. A questão da água é uma prioridade do nosso Governo e nós não vamos medir esforços para levar esses recursos para todo o Estado”, disse Paulo Câmara.

O sistema inclui uma estação elevatória e 27 km de adutora com 600 mm de diâmetro. Além da adutora, o sistema é composto ainda por uma Estação de Bombeamento Flutuante, com cinco conjuntos de bombas, que captam a água na barragem Tapacurá e envia para a Estação Elevatória de Água Bruta.

“Vitória teve, durante décadas, captações a fio d’água e sistemas que não funcionavam no verão, chegando a operar com um rodízio de quatro dias com água e 17 sem. E, em alguns locais mais afastados, eles chegavam a passar 27 dias sem abastecimento. Então, é muito bom vir aqui e entregar uma obra tão importante como essa, que vai trazer água de Tapacurá para o município, dobrando a capacidade do volume de água nas torneiras”, disse o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

O prefeito Aglailson Júnior (PSB) afirmou em discurso que “o povo de Vitória só tem a agradecer a vinda do governador e comitiva para um momento de alegria como este”.

Acompanharam o governador durante a agenda no município os secretários estaduais Nilton Mota (Agricultura) e João Campos (Chefe de Gabinete), o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lóssio e a presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo.

Estiveram presentes também o deputado federal André de Paula (PSD), os deputados estaduais Henrique Queiroz (PR), Joaquim Lira (PSD), Ricardo Costa (PMDB) e Claudiano Martins (PP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário