quinta-feira, 22 de junho de 2017

CURTINHAS

Aposentadorias – O projeto de lei que repassa para o Reciprev (previdência própria) o pagamento das aposentadorias e pensões de 2398 inativos da Prefeitura do Recife será objeto de estudo no Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO). Servidores procuraram o órgão, questionando aspectos jurídicos do projeto do prefeito Geraldo Júlio (PSB), que está em regime de urgência na Câmara. A transferência pode resultar em economia estimada de R$ 9,3 milhões mensais para o tesouro municipal, apesar destes 2398 beneficiados nunca terem contribuído para o Reciprev.

Cautelar – O vereador Rinaldo Junior (PRB) protocolou no Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma representação com pedido cautelar de acordo com a Lei nº 12.600, solicitando em sede liminar, a suspensão da apreciação pela Câmara Municipal do Recife, até o julgamento do estudo de viabilidade financeira do Projeto de Lei (PL) 14/2017 que propõe a migração de 2.398 segurados do Recifin para o Reciprev, ambos, planos de previdência do Executivo municipal. O primeiro é deficitário e custeado com recursos do tesouro municipal. Já o segundo é superavitário e conta com cerca de R$ 1,6 bilhão em caixa.

Elogios – Em visita a Petrolina, o ministro do Turismo Marx Beltrão fez uma declaração polêmica ao afirmar que o São João de Petrolina é o melhor do Brasil, implicitamente dizendo que superou os tradicionais Caruaru e Campina Grande. Há rumores que para 2018, o prefeito Miguel Coelho poderá ampliar os dias do evento, que tem levado por noite quase cem mil pessoas ao Pátio Ana das Carrancas.

Mandatos – Após Romero Sales e João Mendonça, que perderam o mandato em Ipojuca e Belo Jardim, mais três prefeitos caminham para perder o mandato, são eles: Júnior Matuto (PSB) de Paulista, Pastor Marcos (PSB) de Abreu e Lima e Joaquim Neto (PSDB), de Gravatá. Os processos em geral são por abuso de poder econômico.

RÁPIDAS

Liberal – Depois de ser ambientalista e tucano, Daniel Coelho decidiu virar o mais ferrenho defensor do liberalismo em Pernambuco. Já ensaia para oficializar a travessia para o Livres, futuro nome do PSL. Será o terceiro partido de Daniel em menos de oito anos.

Jeito – O secretário de Turismo, Esporte e Lazer Felipe Carreras conseguiu articular a ida do Santa Cruz para a Arena de Pernambuco e apresentou um esquema de mobilidade que poderá garantir um bom público no próximo sábado na partida contra o Figueirense. Felipe tem feito um trabalho extraordinário no intuito de viabilizar financeiramente a Arena.

Inocente quer saber – Atencioso e jeitoso como é, Sileno Guedes conseguirá ter 50 mil votos pra se eleger deputado estadual pelo PSB?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário