sábado, 27 de junho de 2026

Governo renova isenção para importação de peças e amplia disputa no setor automotivo

Governo renova isenção para importação de peças e amplia disputa no setor automotivo

O governo federal prorrogou por mais seis meses a cota que permite a importação de kits de peças para veículos eletrificados sem cobrança de Imposto de Importação, em uma medida que beneficia principalmente a montadora chinesa BYD.

A decisão autoriza importações de até US$ 463 milhões com alíquota zero e foi defendida pelo governo como parte da estratégia de incentivo à inovação e à descarbonização da frota nacional.

A medida gerou reação da Anfavea, que avalia recorrer à Justiça. As montadoras tradicionais afirmam que a renovação cria insegurança regulatória e favorece importações em detrimento da produção local de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário