A Compesa avança na execução do novo sistema adutor que vai permitir o fim do rodízio de abastecimento no município de Verdejante, Sertão Central. A obra, que estava paralisada desde 2022, foi retomada em abril do ano passado, e está sendo executada no âmbito do programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 37,2 milhões e previsão de conclusão até junho deste ano. O novo sistema beneficiará mais de 10 mil pessoas, assegurando abastecimento de água diário para a população.
Com 93% da adutora já implantados, a rede terá extensão total de 24,76 quilômetros, restando cerca de 1.600 metros de tubulação e duas travessias apoiadas em pontes. Também está em fase final a construção de um reservatório elevado com capacidade para 250 m³. O novo sistema terá captação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgueiro, de onde a água será tratada e bombeada até Verdejante, contribuindo ainda para a melhoria do abastecimento nos distritos de Grossos e Malhadeira, na zona rural. Atualmente, o município de Verdejante opera com um calendário de abastecimento de 21 dias com água e sete dias sem.
Para o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a retomada e o avanço da obra simbolizam o compromisso do Governo de Pernambuco com a população do Sertão. “Estamos falando de uma obra estratégica, que ficou paralisada por anos e que hoje avança graças aos esforços do governo Raquel Lyra, que tem priorizado investimentos estruturadores e entregas de que a população realmente precisa. Esse novo sistema adutor vai melhorar o abastecimento em Verdejante, trazendo mais regularidade, segurança e qualidade de vida para milhares de pessoas”, destacou.
O projeto inclui ainda a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água por ultrafiltração, com capacidade de 100 litros por segundo. A unidade será entregue dentro do escopo da obra e vai reforçar a produção de água tratada tanto para Verdejante quanto para o município de Salgueiro, fortalecendo a segurança hídrica na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário