quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Recife apresenta balanço do Turismo na 61ª reunião do Conture

Encontro reuniu integrantes do trade turístico no Paço do Frevo, nesta terça (2). Ampliação da participação da cidade em feiras e eventos nacionais e internacionais, roadshows, programa de retrofit dos hotéis, Virada Recife foram algumas das ações apresentadas

A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife realizou, nesta terça-feira (2), a 61ª reunião do Conselho de Turismo do Recife (Conture), encontro que reuniu representantes do trade turístico, instituições do setor e membros da gestão municipal. A agenda foi conduzida pelo secretário Thiago Angelus, que apresentou um amplo balanço das ações realizadas no segundo semestre deste ano, além de novos projetos e investimentos estratégicos para fortalecer do segmento na capital.

Ao abrir a reunião, o secretário destacou a importância do diálogo contínuo com o trade e reforçou o papel do Conture como instância fundamental para o planejamento turístico da cidade. “O turismo do Recife vive um momento muito positivo. Temos registrado resultados expressivos, ampliado nossa presença em mercados estratégicos e fortalecido nossa infraestrutura de atendimento e acolhimento. O Conture é essencial para que possamos planejar juntos, com transparência e participação, os próximos passos desse crescimento”, afirmou Thiago Angelus.

Entre os destaques está a ampliação da participação do Recife em feiras e eventos nacionais e internacionais de promoção turística, incluindo FIT Argentina, Festuris, Agrinordeste, BTM e roadshows nacionais e internacionais, iniciativas que reforçam o posicionamento da cidade como destino estratégico nos mercados emissores.

Também foi apresentado o desempenho do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que registrou 18.902 atendimentos nos últimos três meses, com destaque para turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de visitantes estrangeiros da Argentina, Espanha e Uruguai.

O secretário Thiago Ângelus também apresentou resultados de ações estruturadoras, como o programa de retrofit da rede hoteleira, que beneficiou 12 hotéis com R$ 75,5 milhões em investimentos, fortalecendo a capacidade de acolhimento do destino.

VIRADA RECIFE - Ainda no encontro com o segmento, também foram apresentados os preparativos para grandes eventos da cidade, como a Virada Recife 2026, realizada em parceria com a iniciativa privada. Sem custos de cachês para os cofres municipais, a capital pernambucana figura como um dos grandes destinos de atração e promoção turística no País. O réveillon da cidade terá uma diversidade de sons e ritmos, com artistas conhecidos por arrastar multidões. 

Durante os três dias de festa, a Prefeitura projeta que cerca de mais de um milhão de pessoas devem prestigiar a Virada Recife 2026. A expectativa é que a rede hoteleira chegue a 95% de ocupação. A gestão municipal também espera um aumento de 8% em toda a cadeia turística em relação ao mesmo período do ano passado, além da geração de cerca de 35 mil postos de trabalho durante o período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário