A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta semana, um resultado histórico nas V e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), sediadas, respectivamente, em Garanhuns, no Agreste Meridional, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Por meio do Programa Cuida PE, os 31 municípios dessas regiões zeraram as filas de espera para os exames de Ressonância Magnética (RNM) e Tomografia Computadorizada (TC). O Cuida PE é uma estratégia do Governo de Pernambuco que tem por finalidade reduzir não apenas as filas de exames, mas também as de cirurgias eletivas e consultas.
Em todo o Estado, somente em 2025, com a homologação dos dados de janeiro a setembro, foram realizadas mais de 237 mil tomografias computadorizadas e 90 mil ressonâncias magnéticas.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressalta a importância do princípio de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ser contemplado em Pernambuco. A médica exalta, ainda, o feito histórico para a saúde pública de uma forma geral. “A gente fica alegre escutando o relato das pessoas pelos cantinhos por onde andamos. É a governadora Raquel Lyra como farol para esse time gigante do Governo e da SES, que se compromete com essas entregas que nos emocionam”, afirma a secretária.
O resultado é importante para os pernambucanos residentes nesses territórios e, ao mesmo tempo, para o sistema público de saúde. Como se trata de exames de alta complexidade, quanto maior a oferta à população, dentro dos critérios preconizados, mais assertivos serão os diagnósticos dos pacientes, acelerando, consequentemente, a marcação de cirurgias ou o início do tratamento no tempo oportuno.
Para a secretária-executiva de Regulação em Saúde, Bruna Dornelas, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em promover uma rede de saúde mais resolutiva, ágil e centrada nas necessidades da população. “O resultado é fruto de um esforço integrado das equipes regionais e estaduais, que desenvolveram uma estratégia abrangente, formada por mutirões regionalizados, ampliação da oferta de exames, revisão de protocolos, higienização das filas e fortalecimento do transporte sanitário por meio das vans do Programa Cuida PE. Essa combinação de ações permitiu acelerar o atendimento, garantir equidade no acesso e assegurar que a população das duas regiões tenha sua demanda represada inteiramente atendida”, reforça.
Os exames de RNM e TC são executados de forma regionalizada, com perspectiva de expansão para todas as localidades do Estado, a fim de descentralizar efetivamente esses serviços, cuidando dos pernambucanos e, cada vez mais, reduzindo as filas e o tempo de espera por procedimentos essenciais.
A eficiência decorre de diversas frentes de trabalho, como o aumento da oferta de cotas dos exames e do fluxo operacional oportuno, realizado pela Central de Regulação do Estado, desde o recebimento da demanda até a marcação dos procedimentos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário