Estreitar a relação entre o Tribunal e os gestores e gestoras de todo o estado, para que exista uma relação de confiança e respeito entre ambas as partes. Segundo o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Valdecir Pascoal, esses foram os principais objetivos do programa ‘Fala Gestor’, lançado pela Corte e que segundo ele, é um dos principais destaques do ano de 2025.
Valdecir Pascoal concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios. “Criamos o projeto ‘Fala Gestor’, pois mesmo sabendo que a lei é feita para todos, sabemos também que existem obstáculos diferenciados, principalmente os gestores e gestoras de cidades de pequeno porte. É essencial que levemos em conta o aspecto legal, mas devemos observar também outros aspectos. Temos que usar da razoabilidade”.
Através do ‘Fala Gestor’ conselheiros e equipes de auditoria do Tribunal se deslocam para as inspetorias regionais, para se reunir com os gestores municipais. O objetivo principal é ouvir as dificuldades, limites e a realidade da gestão pública, criando um espaço para entender os fatos e contextos, e não apenas julgar friamente a lei. Ao se aproximar, o TCE busca fortalecer o controle e orientar os gestores, atuando na prevenção e na busca por uma gestão mais ética e eficiente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário