Iniciativas desenvolvidas pelos estudantes de Medicina da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) têm contribuído para o aprimoramento dos fluxos de atendimento nos equipamentos de saúde do município. As ações, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, fortalecem a integração ensino-serviço, contribuindo para a formação dos futuros profissionais e para a assistência à população.
No Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), os estudantes, em conjunto com a equipe do serviço, implementaram um fluxo de atendimento multidisciplinar para gestantes de alto risco, que passam a ser acompanhadas por psicóloga e nutricionista, além da obstetra. “Com essa integração, as gestantes atendidas no Cesmuc passam a ter acesso a outras especialidades importantes no acompanhamento desta fase”, destaca a coordenadora do serviço, Fabiana Barros.
A presença dos estudantes nos serviços de saúde amplia a capacidade de análise dos processos de trabalho, estimula a troca de saberes entre equipes e academia e contribui para soluções mais resolutivas e sensíveis às necessidades da população. Além do Cesmuc, outros equipamentos de saúde devem implementar melhorias propostas pelos estudantes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário